Descrição e conteúdo do
TREINAMENTO INOVAÇÃO ABIHPEC

6º Webinar Internacional INOVAÇÃO ABIHPEC de Proteção Solar- 2021

Avanços & Desafios em Proteção Solar

Coordenação: Sérgio L. Oliveira, Diretor de P&D e Fellow da Johnson & Johnson Brasil


Apesar do grande impacto global da COVID-19 no mundo, importantes avanços na área de proteção solar ocorreram nos últimos meses. O webinar internacional de Proteção Solar trará uma atualização com abordagem ampla sobre o tema, contando com a participação de grandes nomes nacionais e internacionais no assunto. Serão apresentados tópicos de alta relevância para todos que, de alguma forma, se interessem pelo tema da Proteção Solar. O webinar irá abordar: aspectos socioambientais e sua relação com a proteção solar; o olhar atual da dermatologia; esforços em harmonização internacional sob o escopo da ISO, incluindo a participação do Chairman da ISO em proteção solar; os mais recentes e importantes avanços na harmonização global de testes de eficácia, o que inclui recentes avanços em metodologias alternativas; bem como os desafios atuais relacionados a ingredientes e formulação de protetores solares.


09:00  Abertura oficial, João Carlos Basilio, Presidente Executivo da ABIHPEC 

 09:10  Introdução diária. Aspectos Gerais, Sérgio L. Oliveira, Diretor de P&D e Fellow da Johnson & Johnson Brasil

09:16  Proteção solar e harmonização global - o papel da ISO, Uli Osterwalder, Owner and Principal - Sun Protection

             Facilitator GmbH - Suíça

             Existem muitos desafios nos filtros solares hoje, como controvérsias sobre eficácia, segurança e impacto ambiental.

             Esta apresentação irá destacar essas questões e concluir que o futuro parece brilhante graças à inovação.

             A ISO desempenha um papel importante na harmonização global de padrões que são cruciais para uma boa saúde

             e bem-estar.

09:41  Perguntas 

09:48  Aspectos socioambientais e sua relação com a Proteção SolarMarcelo Corrêa, Diretor do Instituto de

             Recursos  Naturais da Universidade Federal de Itajubá/MG - Brazil

             Nesta palestra, será feito um paralelo entre hábitos de exposição e os principais fatores ambientais que influenciam

             a saúde da pele e  dos cabelos. A combinação desses fatores nas regiões tropicais e subtropicais indica a

             necessidade de proteção que vai além das  tradicionais recomendações da fotoproteção à radiação UV.

10:13  Perguntas 

10:18  Intervalo

10:25  Atualizações nos métodos de determinação de UVAPF in vivo e in vitro - ISO 24442 e 24443, Daphine Clemente,

             Coordenadora de Avaliação de Desempenho de Produto - L´Oréal - Brasil

             A apresentação trará uma breve abordagem sobre os raios UV e os impactos na pele. Em seguida, descreveremos

             como medir a proteção UVA (Vivo, Vitro FDA/ISO/Boots) 

10:50  Perguntas

11:00  Encerramento


PALESTRANTE (S)

  • Nome do cidadão
    Daphine Clemente
    Coordenadora de Avaliação de Desempenho de Produto - L´Oréal - Brasil

    "Daphine" é graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas; possui experiência de 12 anos na área de Pesquisa e Desenvolvimento e atua há 9 anos na L’Oréal Brasil na área de avaliação de eficácia de produtos para o couro cabeludo, cuidados com a pele, proteção solar e higiene corporal.

  • Nome do cidadão
    João Carlos Basilio
    Presidente Executivo da ABIHPEC

    "João Carlos Basilio" atua no setor de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) desde a década de 70 - foi neste período que se tornou sócio-diretor da Perfumaria Rastro Ltda. Hoje o executivo acumula os cargos de Presidente Executivo da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), função assumida em 1995, do SIPATESP (Sindicato da Indústria de Perfumaria e Artigos de Toucador no Estado de São Paulo), assumido em 1989;  além de ser Conselheiro do Conselho Superior de Meio Ambiente (COSEMA/FIESP)e do Conselho Superior de Inovação e Competitividade (CONIC/FIESP) é ainda Diretor Titular da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), 1º vice-presidente do Conselho de Associações da Indústria Cosmética Latino-Americana (CASIC); Entre outros o executivo participa também do Conselho da Associação de Comércio Exterior do Brasil; do Comitê Gestor do SP Export (programa de incentivo às exportações da Investe SP) e do Conselho do IDEA/Brasil.  

  • Nome do cidadão
    Marcelo Corrêa
    Professor associado IV e Diretor do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá/MG

    "Marcelo Correa" é Professor Associado IV e Diretor do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá em MG. É graduado em Meteorologia com mestrado e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Fez pós-doutorado no Service d'Aeronomie da Université Paris VI e foi pesquisador visitante no LATMOS - Laboratoire Atmosphères, Milieux, Observations Spatiales, França, na Universidad de Granada, Espanha e na Université de Lille, França. Suas principais áreas de pesquisa são em Meteorologia Física e Mudanças Climáticas, atuando principalmente nos seguintes temas: radiação solar e suas interações com a atmosfera (aerossóis, nuvens e ozônio), expossoma e saúde humana (câncer de pele, produção de vitamina D, conscientização e prevenção). É líder do grupo de pesquisas "Expossoma, Meio Ambiente, Informação e Saúde (E+)" e membro do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC.

  • Nome do cidadão
    Sérgio L. Oliveira
    Diretor de P&D e Fellow da Johnson & Johnson Brasil
    Graduado em Química pela Universidade Oswaldo Cruz e Mestre em Engenharia Biomédica - Fotobiologia e Proteção Solar pela UNIVAP/UNICAMP. MBA pela FGV; Coordenador do Grupo Técnico de Proteção Solar na Abihpec; Líder da delegação científica brasileira para ISO - TC217 GT7 - Metodologias para proteção solar (ABNT / ABIHPEC). Membro de sub-equipes da ISO em metodologias alternativas de FPS. Diretor de P&D e Fellow da Johnson & Johnson Brasil.
  • Nome do cidadão
    Uli Osterwalder
    Owner and Principal - Sun Protection Facilitator GmbH - Suíça

    "Uli Osterwalder" estudou engenharia química na ETH Zurich, Suíça e na Universidade de Houston em Houston, Texas. Ele ingressou na Ciba-Geigy em Basel em 1979, onde desenvolveu pela primeira vez um gerador de fosgênio no desenvolvimento de processos centrais. Mais tarde, ele desenvolveu suas habilidades de liderança em gerenciamento de projetos e análise de processos. Na Ciba Specialty Chemicals, Uli Osterwalder ajudou a estabelecer novas áreas de negócios em Fabric Care e Personal Care. Após a aquisição pela BASF SE, ele se tornou gerente sênior de marketing e consultor científico na área de cuidados solares em Ludwigshafen e Duesseldorf. Em 2016, Uli Osterwalder retornou à Basiléia e trabalhou para a DSM como Consultor Científico Sênior em Suncare por dois anos. Em 2018, ele fundou sua própria empresa, Sun Protection Facilitator GmbH, e está comprometido com melhorias adicionais na proteção solar. Uli Osterwalder trabalha para a ISO no desenvolvimento de novos métodos de avaliação de proteção UV desde 2006 e preside o Comitê Técnico de Cosméticos (ISO TC 217) desde 2020. Ele é autor e co-autor de vários artigos científicos e capítulos de livros sobre proteção solar e também é co-editor de uma série de artigos sobre Desafios na proteção solar em problemas atuais em dermatologia, publicado por KARGER, Basel em 2021.

PÚBLICO ALVO

Público-alvo: Profissionais da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, das áreas de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação, Novos Negócios, Assuntos Regulatórios, entre outras. E todos os interessados em conhecer ou se atualizar sobre o tema.

INFORMAÇÕES

  • Local

    PLATAFORMA ZOOM

  • Dia(s) e horário(s)

    DIA 16/06 às 09:00 até 11:00

  • VALOR ASSOCIADO ABIHPEC/SIPATESP

    • INSCRIÇÃO 16, 17 E 18 DE JUNHO - R$ 150,00
  • VALOR NÃO ASSOCIADO

    • INSCRIÇÃO 16, 17 E 18 DE JUNHO - R$ 300,00

VALOR INCLUI: CERTIFICADO E APRESENTAÇÕES AUTORIZADAS

programa de capacitação

PARA MAIS INFORMAÇÕES

inovacao@abihpec.org.br
+55 (11) 3372-9877
+55 (11) 3372-9865