Descrição e conteúdo do
TREINAMENTO INOVAÇÃO ABIHPEC


Identificando ingredientes para formulações de produtos de HPPC

O registro de diferentes tipos de produtos requer que os componentes das formulações sejam descritos de forma precisa, principalmente para o propósito de análises regulatórias. Estes ingredientes podem ser identificados pelos nomes científicos ou comuns das substâncias químicas, por suas estruturas ou fórmulas moleculares, por propriedades físico-químicas, ou ainda por códigos aceitos internacionalmente. Há mais de 50 anos, o número CAS (CAS Registry Number) vem sendo adotado como padrão global na identificação de substâncias químicas, evitando ambiguidades e atribuições incompletas.

O número CAS permite a diferenciação única de substâncias químicas com estruturas definidas, dos seus derivados, como sais, ésteres, isômeros, compósitos, de substâncias complexas, de origem biológica, misturas e de composição indefinida. Esta identificação única torna-se ainda mais relevante no setor de produtos cosméticos, de perfumaria, de higiene e de cuidados pessoais, com a necessidade de descrever ingredientes ativos, excipientes, emulsificantes e outras classes de componentes de formulações.

Neste evento promovido em parceria entre a ABIHPEC e o CAS (Chemical Abstracts Service, uma divisão da American Chemical Society), serão abordados alguns dos fundamentos básicos sobre a correta atribuição de número CAS a substâncias químicas, checagem e validação, além da identificação da literatura específica, descrição de propriedades e novas aplicações. A identificação precisa dos ingredientes permite a diminuição dos riscos regulatórios tanto a nível nacional como internacional, a aceleração da chegada de novos produtos ao mercado e a prática de processos de inovação seguros e alinhados a diferentes normas de compliance.

10:00 Abertura e Introdução

            • Início, Marina Kobayashi, Gerente de Inovação da ABIHPEC

            • Abertura, João Carlos Basilio, Presidente Executivo da ABIHPEC

10:10 Identificando Ingredientes para Formulações de Produto HPPC, Gabriel Kaetan Baio Ferreira, CAS Customer Specialist
           - Brasil

            • Ingredientes de fontes sustentáveis.

            • Processos sustentáveis de formulação.

            • Áreas com maior interface com a sustentabilidade.

            • Materiais para embalagens renováveis e sustentáveis.

10:45 Perguntas

11:00 Encerramento

PALESTRANTE (S)

  • Nome do cidadão
    Gabriel Kaetan Baio Ferreira
    CAS Customer Specialist – Brasil

    Bacharel, Mestre e Doutor em Química pela Universidade Federal do Paraná, atua hoje como Customer Success Specialist do CAS (Chemical Abstracts Service, a division of the American Chemical Society) no Brasil. Possui experiência na pesquisa em Química com ênfase em Química Inorgânica, Bioinorgânica, Química de Materiais, Catálise e Química Fina. Foi professor substituto de Química Inorgânica no Instituto Federal Catarinense (IFC) - campus Araquari, SC. Atualmente é responsável pelo apoio e suporte às atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em universidades, órgãos governamentais e empresas, garantindo uma plena experiência no acesso e análise de informações científicas e tecnológicas que possam levar a novos avanços e descobertas.

  • Nome do cidadão
    João Carlos Basilio
    Presidente Executivo da ABIHPEC

    "João Carlos Basilio" atua no setor de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) desde a década de 70 - foi neste período que se tornou sócio-diretor da Perfumaria Rastro Ltda. Hoje o executivo acumula os cargos de Presidente Executivo da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), função assumida em 1995, do SIPATESP (Sindicato da Indústria de Perfumaria e Artigos de Toucador no Estado de São Paulo), assumido em 1989;  além de ser Conselheiro do Conselho Superior de Meio Ambiente (COSEMA/FIESP) e do Conselho Superior de Inovação e Competitividade (CONIC/FIESP) é ainda Diretor Titular da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), 1º vice-presidente do Conselho de Associações da Indústria Cosmética Latino-Americana (CASIC); Entre outros o executivo participa também do Conselho da Associação de Comércio Exterior do Brasil; do Comitê Gestor do SP Export (programa de incentivo às exportações da Investe SP) e do Conselho do IDEA/Brasil.  

  • Nome do cidadão
    Marina Kobayashi
    Gerente de Inovação

    Graduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP com MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC Business School de São Paulo e especialização na área de inovação. Atuou em segmentos diversificados nas áreas de planejamento, estratégia corporativa, investimentos e gestão de projetos.Atualmente é Gerente de Inovação e é responsável pelo Planejamento Estratégico e Gestão da Inovação e Desenvolvimento Tecnológico para a Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.É responsável pela articulação de parcerias, facilitação do processo de inovação e captação de recursos para investimentos em inovação para o setor.

PÚBLICO ALVO

Profissionais da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, das áreas de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação, Assuntos Regulatórios, entre outras. E todos os interessados em conhecer, ou ainda, saber mais sobre o tema.

INFORMAÇÕES

  • Local

    ONLINE

  • Dia(s) e horário(s)

    DIA 26/11 às 10:00 até 11:00

  • VALOR ASSOCIADO ABIHPEC/SIPATESP

    • INSCRIÇÃO DO DIA 26/11/2021 - R$ 0,00
  • VALOR NÃO ASSOCIADO

    • INSCRIÇÃO DO DIA 26/11/2021 - R$ 0,00

programa de capacitação

PARA MAIS INFORMAÇÕES

inovacao@abihpec.org.br
+55 (11) 3372-9877
+55 (11) 3372-9865

outros TREINAMENTOS NO CALENDÁRIO