Os desafios da humanidade estão interconectados. Vivemos na era da biologia, da visão sistêmica, da inter-relação homem-máquina e, ao mesmo tempo, em um mundo que se transforma em função do seu aquecimento. Este fenômeno está impactando a vida globalmente e certamente nossos produtos de HPPC também sofrerão consequências. Climas mais secos, invernos mais calorosos, verões mais intensos, recordes de chuvas irão afetar o sensorial dos nossos produtos, farão com que as embalagens precisem de diferentes performances. A escassez de água irá trazer novas fórmulas: em pó, barra, em apresentações que busquem reduzir seu consumo para práticas mais sustentáveis. Nosso desafio é compreender estas mudanças e, a partir desta compreensão, termos insights sobre como a inovação pode ser um meio para superar estes desafios.
Seja bem-vindo (a) ao WORKSHOP INOVAÇÃO ABIHPEC “Mudanças Climáticas e Sustentabilidade em um Mundo em Transformação”!
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ADIANTE:
Coordenação Técnica: Sérgio Gonçalves, Diretor da K4R Consulting e Presidente do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC
09:00 Abertura, João Carlos Basilio, Presidente Executivo da ABIHPEC
Introdução, Sérgio Gonçalves, Diretor da K4R Consulting e Presidente do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC
PALESTRANTE (S)
-
João Carlos Basilio
Presidente Executivo da ABIHPEC"João Carlos Basilio" atua no setor de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) desde a década de 70 - foi neste período que se tornou sócio-diretor da Perfumaria Rastro Ltda. Hoje o executivo acumula os cargos de Presidente Executivo da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), função assumida em 1995, do SIPATESP (Sindicato da Indústria de Perfumaria e Artigos de Toucador no Estado de São Paulo), assumido em 1989; além de ser Conselheiro do Conselho Superior de Meio Ambiente (COSEMA/FIESP) e do Conselho Superior de Inovação e Competitividade (CONIC/FIESP) é ainda Diretor Titular da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), 1º vice-presidente do Conselho de Associações da Indústria Cosmética Latino-Americana (CASIC); Entre outros o executivo participa também do Conselho da Associação de Comércio Exterior do Brasil; do Comitê Gestor do SP Export (programa de incentivo às exportações da Investe SP) e do Conselho do IDEA/Brasil.
-
Sérgio Gonçalves
Diretor da K4R Consulting e Presidente do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPECPresidente do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC, profissional com mais de 20 anos de experiência no setor de HPPC, ele é Mestrando pela FIA e possui MBA Executivo Internacional pela mesma instituição.
PALESTRANTE (S)
-
Marcelo Corrêa
Professor associado IV e Diretor do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá/MGMarcelo de Paula Corrêa é Professor Titular e Diretor do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá/MG. É graduado em Meteorologia (1996), com mestrado (1999) e doutorado (2003) em Ciências pela Universidade de São Paulo. Fez pós-doutorado no Service d'Aeronomie da Université Pierre et Marie Curie - Paris VI (2008) e foi pesquisador visitante no LATMOS - Laboratoire Atmosphères, Milieux, Observations Spatiales, França (2012), na Universidad de Granada, Espanha (2017) e na Université de Lille, França (2018 e 2019). Suas principais áreas de pesquisa são a Meteorologia Física e Mudanças Climáticas, atuando principalmente nos seguintes temas: radiação ultravioleta e suas interações com a atmosfera (aerossóis, nuvens e ozônio), expossoma e saúde humana (câncer de pele, produção de vitamina D, conscientização e prevenção). É líder do grupo de pesquisas "Expossoma, Meio Ambiente, Informação e Saúde (E+) membro do Conselho Técnico-Cientifico da ABIHPEC e foi o primeiro brasileiro a receber o prêmio Vichy Exposome Grant.
PALESTRANTE (S)
-
Andréa Misun Kim
Especialista em P&D no Grupo BoticárioFarmacêutica formada pela Faculdade Oswaldo Cruz, com especialização em cosmetologia pela Unesp e MBA em Cosmetologia Avançada pelo Instituto IPUPO. 14 anos de atuação em P&D e inovação de produtos cosméticos; especialista em cuidados capilares, transformação capilar, e experiência em dermocosméticos e higiene.
Apresentação sobre a abordagem da Natura com relação a pegada de carbono de seus produtos, utilizando a metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida e rastreabilidade da cadeia de valor para identificar oportunidades de descarbonização junto aos fornecedores de ingredientes cosméticos.
Através de um olhar de inovação nas formulações e como é possível incluir uma abordagem regenerativa no desenvolvimento de novos produtos para viabilizar a redução da pegada de carbono e impactos positivos na biodiversidade.
Nesse sentido, buscamos conectar a agenda de inovação com rastreabilidade e desenvolvimento de sistemas regenerativos para viabilizar oportunidades e alcançar a ambição Net Zero Carbon Emissions.
PALESTRANTE (S)
-
João Teixeira
Gerente de Sustentabilidade na Natura &Co LatamEngenheiro Ambiental pelo POLI-USP, pós graduado em Empreendedorismo Social pela Universidade de Coimbra, tem 15 anos de experiencia professional com
Um produto em HPPC deve ser desenvolvido com uma perspectiva holística, em toda sua perspectiva, do conteúdo e da embalagem durante o ciclo de vida. As inovações continuam a ser o motor propulsor para que as embalagens estejam cada vez mais em linha com as mudanças climáticas e ao ESG.
Nesta palestra navegaremos na direção de soluções e inspirações que contribuem para o avanço das empresas e dos profissionais em uma visão integrada embalagem, conteúdo (fórmula), consumidor e meio ambiente.
PALESTRANTE (S)
-
Carlos Praes
Executivo de Inovação e P&D na HerbariumExecutivo de Inovação e P&D. Fundador da Innova Beauty, uma empresa com foco na inovação e evolução consciente da saúde, beleza e bem estar e Gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Herbarium. Possui experiência de mais de 30 anos nas áreas de Inovação, P&D de Produtos, Qualidade, Novas Tecnologias e Estratégia no segmento de cosméticos, beleza, produtos naturais, fitoterápicos e suplementos. Trabalhou em companhias como Unilever, Variant, Natura, Grupo Boticário, Avon e Herbarium. Graduado em Química pela PUC de Campinas, Mestre em Nanotecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com MBA in Administração de negócios pela ESIC e Doutorando em Neuromarketing pela Florida Christian University. Professor no curso de Mestrado da Florida Christian University na cadeira de Sensory Marketing. Membro do Conselho Científico-Tecnológico na ABIHPEC e Presidente do Conselho entre abril/2016 a março/2020.
As mudanças de temperatura e umidade da crosta terrestre, aliadas à urbanização crescente, vêm expondo nossa pele e cabelos a outros perfís de dano: alterações de barreira, danos oxidativos e inflamatórios, além de novas infecções que aumentam a cada ano. Conhecer esses riscos auxilia na busca de cuidados e atitudes que trazem não somente bem estar mas previnem doenças.
PALESTRANTE (S)
-
Dra.Flávia Addor
Diretora Técnica no Grupo MEDCINMédica dermatologista, com mestrado em Dermatologia (USP) Nutrologia (ABRAN), Marketing (FGV) e Ciências Dermocosméticas (Univ. Bruxelas). Co-autora do Guia de Avaliação de Segurança de cosméticos da ANVISA. Atua em projetos de consultoria para o mercado cosmético, farmacêutico e de Suplementos no Brasil e exterior há 25 anos. Foi Presidente do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC no período de abril/2012 a março/2016 e atualmente é membro desse conselho.
A apresentação abordará os principais conceitos em proteção solar e atualizações globais relacionadas à segurança e eficácia de produtos protetores solares. Abordará atualizações em desenvolvimento no escopo da ISO para eficácia da proteção solar, bem como atualizações sobre desenvolvimento de métodos alternativos para avaliação de sua eficácia. Serão abordados aspectos climáticos e ambientais do nosso cotidiano e como esses impactam diretamente na forma como definimos a proteção solar, como tratamos questões regulatórias associadas, como esses se relacionam com saúde pública e como direcionam o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos.
PALESTRANTE (S)
-
Sérgio Oliveira
Especialista em proteção solar e suporte a claims de produtos cosméticosGraduado em Matemática e Química pelas Universidades UNIVAP e Oswaldo Cruz, respectivamente.Mestre em Engenharia Biomédica - Fotobiologia pela UNIVAP e UNICAMP.MBA em Gestão Empresarial pela FGV; Coordenador do Grupo Técnico de Proteção Solar na Abihpec; Líder da delegação científica brasileira para ISO - TC217 GT7 - Metodologias para proteção solar (ABNT / ABIHPEC). Membro de sub-equipes da ISO em metodologias alternativas de FPS. Membro do Conselho Científico da ABHIPEC. Trabalhou na Johnson&Johnson por mais de 35 anos em P&D, onde atuou como Diretor e Fellow das áreas de Pesquisa Clínica, Des. Analítico e Microbiológico e Eficácia in vitro.
Moderação de Sérgio Gonçalves
PALESTRANTE (S)
-
Sérgio Gonçalves
Diretor da K4R Consulting e Presidente do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPECPresidente do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC, profissional com mais de 20 anos de experiência no setor de HPPC, ele é Mestrando pela FIA e possui MBA Executivo Internacional pela mesma instituição.
PALESTRANTE (S)
-
Sérgio Gonçalves
Diretor da K4R Consulting e Presidente do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPECPresidente do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC, profissional com mais de 20 anos de experiência no setor de HPPC, ele é Mestrando pela FIA e possui MBA Executivo Internacional pela mesma instituição.
PALESTRANTE (S)
-
Sérgio Gonçalves
Diretor da K4R Consulting e Presidente do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPECPresidente do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC, profissional com mais de 20 anos de experiência no setor de HPPC, ele é Mestrando pela FIA e possui MBA Executivo Internacional pela mesma instituição.
Ao longo da história vimos transformações profundas relacionadas a inovação, desde seu conceito, definição e principalmente o quão valorizada ela passou a ser pelas sociedades e organizações. Embora percebida como bastante inovadora se comparada a outros mercados a indústria cosmética demanda um processo contínuo e intenso de inovação, seja para a geração de valor, seja para sobrepujar ou solucionar desafios e transformações regulatórios ou novas demandas de mercado. A combinação de robustez metodológica, associado a experimentação de conceitos e curiosidade epistêmica serão comportamentos chave para a indústria de ingredientes oferecerem continuamente inovações que atendam aos fabricantes e consumidores finais de produtos cosméticos.
PALESTRANTE (S)
-
Ricardo Abussafy
Gerente de Logística Reversa do Programa Dê a Mão para o Futuro da ABIHPECGerente de Logística Reversa do Programa Dê a Mão para o Futuro. Consultor CEPAL-ONU em Economia Circular e Indústria. Há 20 anos é especialista e pesquisador em gestão
A biotecnologia, como uma ciência orientada para a aplicação e interseção interdisciplinar da biologia, química e engenharia tornou-se um importante motor de inovação nas últimas décadas e alcançou grande importância econômica. A indústria de base biológica abre a oportunidade de desenvolver a química “moderna” que explora diversas funcionalidades. Por exemplo, novos químicos, pigmentos e materiais poliméricos que podem ser produzidos a partir de biomassa, incluindo subprodutos e resíduos do processamento tradicional, como alternativas sustentáveis. Serão abordados tanto a aplicação de novos materiais e produtos idênticos aos seus equivalentes de base fóssil, como a aplicação de matérias primas com propriedades completamente novas produzidas por rotas biotecnológicas. Será destacado o papel da biotecnologia como um motor chave da bioeconomia, fornecendo um importante impulso de pesquisa para a economia de base biológica, área de competição econômica e tecnológica. Para que o Brasil se torne uma potência na Bioeconomia, a rede de inovação existente no país deve ser expandida, integrando os diferentes atores na geração e uso das novas tecnologias e produtos de maior valor no universo da sustentabilidade.
PALESTRANTE (S)
-
Carolina Andrade
Diretora do Instituto SENAI de Inovação em Biotecnologia/ SENAI-SPDoutora em Biotecnologia pela Universidade Técnica Hamburg-Harburg na Alemanha em 1996, bacharel e mestre em ciências biológicas pela UFMG, com MBA em gestão da inovação pela UFF. Possui experiência internacional em biotecnologia, produção de biocatalizadores, processamento biotecnológico para produção de biomoléculas de interesse industrial, controle de contaminação microbiana em geral. Mais de 10 anos de experiência em gestão operacional, gerenciamento de projetos, criação de valor e avaliação crítica de novas tecnologias na busca por inovação. Foi professora visitante na Escola de Engenharia Química da UFRJ, consultora de tecnologia na White Martins e diretora do Instituto SENAI de Inovação em Biomassa, uma unidade Embrapii. Atualmente é diretora do Instituto SENAI de Inovação em Biotecnologia e da Unidade de Formação Profissional em Biotecnologia no SENAI-SP.
Ao longo da história vimos transformações profundas relacionadas a inovação, desde seu conceito, definição e principalmente o quão valorizada ela passou a ser pelas sociedades e organizações. Embora percebida como bastante inovadora se comparada a outros mercados a indústria cosmética demanda um processo contínuo e intenso de inovação, seja para a geração de valor, seja para sobrepujar ou solucionar desafios e transformações regulatórios ou novas demandas de mercado. A combinação de robustez metodológica, associado a experimentação de conceitos e curiosidade epistêmica serão comportamentos chave para a indústria de ingredientes oferecerem continuamente inovações que atendam aos fabricantes e consumidores finais de produtos cosméticos.
PALESTRANTE (S)
-
Vinicius Bim
Especialista em Inovação Regional - BASF"Vinicius Bim" Tem mais de 20 anos de experiência no mercado de produtos para cuidados pessoais Formado em ciências farmacêuticas pela UNESP de Araraquara, com MBA em marketing pela ESPM e Mestre em ciências farmacêuticas com ênfase em nanotecnologia pela Universidade Federal de São Paulo, iniciou sua carreira em uma empresa de consultoria em desenvolvimento de cosméticos e trabalhou na Wella, P&G, Ciba, Rhodia, Lonza e BASF. Desde fevereiro de 2018, assumiu a responsabilidade por inovação estratégica para a divisão cosmética na América do Sul, atuando ainda como focal point para a divisão de proteção solar.
A inovação de ingredientes é crucial para que seja possível entregar cada vez mais diferencial e acessibilidade em produtos de higiene pessoal e cosméticos. Diferencial no que tange a entrega de benefícios que vão além da função principal do produto. Cada vez mais é necessário entregar o benefício padrão que o consumidor espera, seja de um shampoo ou de um protetor solar, porém é necessário também surpreendê-lo com um benefício extra, neste caso de ótima penteabilidade e brilho ao cabelo ou de um tratamento antidade em um protetor solar facial. O avanço conhecimento científico da quimica e a preocupação das empresas, tanto de insumos como de desenvolvimento de cosméticos frente à segurança dos produtos para os consumidores e também para o meio-ambiente, reforça a necessidade da inovação de ingredientes para que seja possível a entrega de produtos diferenciados com eficácia comporvada dos benefícios comunicados e que vão além do produto, pois o processo de obtenção dos ingredientes traz consigo históricas. Toda a cadeia, desde a obtenção ou síntese de ingredientes, sua fusão na obtenção da melhor fórmula até o processo de fabricação, faz uso da inovação constante na busca do melhor produto.
PALESTRANTE (S)
-
Carolina Semprini
R&D Senior Manager, Johnson & JohnsonMaria Carolina Semprini é Farmacêutica Industrial formada pela USP-Universidade de São Paulo. Possui especialização em cosmetologia pelo Instituto Racine, pós-graduada em Business Administration pela FGV-Fundação Getulio Vargas e MBA em Management & Strategy pela Villanova University, Pennsylvania-USA. Ela iniciou sua carreira na área Tecnologia & Inovação atuando como Cientista de Pesquisa & Desenvolvimento no Grupo Boticário por 5 anos. Hoje trabalha na Johnson & Johnson, divisão Consumer Health há 12 anos e atualmente ocupa a posição de R&D Senior Manager com foco em inovação para as categorias de Sun Care, Face Care e Body Care.
Com o objetivo de criar a beleza que respeite o planeta a L’Oréal está se propondo a promover uma transformação verde da sua forma de trabalhar a inovação. Primeiro, olhando ao longo de todo o ciclo do produto: desde o fornecimento sustentável de matérias-primas à composição das nossas fórmulas, respeitando a biodiversidade, o ambiente aquático e a biodegradabilidade. Segundo, explorando as novas fronteiras da descoberta científica criadas pela força da natureza para inventar novas performances aumentadas e inigualáveis. Para atingir ambos os objetivos, nos apoiamos em um programa chamado de “Ciências Verdes” que se baseiam nas forças da biologia e da natureza e que nos permitirão oferecer aos nossos consumidores em todo o mundo uma beleza responsável que respeita o planeta.
PALESTRANTE (S)
-
Cristina Garcia
Diretora Científica Brasil e Mercosul - L’OrealCristina é formada em Engenharia Química pela École Nationale de Chimie de Paris e possui doutorado pela Universidade Pierre & Marie Curie, Paris VI. Ela ingressou no Grupo L'Oréal em 2000, onde iniciou na área Operações. Em 2008, Cristina mudou para a área de Pesquisa e Inovação e atualmente lidera a Direção Científica da L'Oréal no Brasil e na região Mercosur. Nessa nova função, ela também faz parte do Júri do Prêmio Para Mulheres na Ciência da L’oréal- ABC- Unesco. Além de apoiar a Inovação na região , ela trabalha muito ativamente em questões-chave do Grupo, como o papel das mulheres na ciência, Biodiversidade e Métodos Alternativos, fortalecendo a reputação externa da L'Oreal, especialmente em tópicos científicos e sustentáveis. Atualmente ela coordena o programa de sustentabilidade "L'oreal para o Futuro" na área de Pesquisa e Inovação no Brasil.
Moderação de Sérgio Gonçalves
PÚBLICO ALVO
Público alvo: Profissionais da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, das áreas de pesquisa, desenvolvimento, inovação, novos negócios, marketing, assuntos regulatórios, entre outras. O workshop é dirigido ainda a todos os interessados em conhecer, ou ainda, ampliar seu conhecimento sobre o tema.
INSCREVA 3 PESSOAS E
GANHE A 3ª INSCRIÇÃO GRÁTIS
INFORMAÇÕES
Local
Expo Center Norte –in-cosmetics Latin America
Rua José Bernardo Pinto, 333, 02055-000
Pavilhão Azul - Mezanino - Sala Vila Guilherme
Bairro: Vila Guilherme
São Paulo / SPDia(s) e horário(s)
DIA 21/09 às 09:00 até 13:00
DIA 22/09 às 09:00 até 13:00
VALOR ASSOCIADO ABIHPEC/SIPATESP
- INSCRIÇÃO DIAS 21 E 22 - R$ 300,00
- INSCRIÇÃO DIA 21 - R$ 200,00
- INSCRIÇÃO DIA 22 - R$ 200,00
VALOR NÃO ASSOCIADO
- INSCRIÇÃO DIAS 21 E 22 - R$ 600,00
- INSCRIÇÃO DIA 21 - R$ 400,00
- INSCRIÇÃO DIA 22 - R$ 400,00
VALOR INCLUI: COFFE BREAK, BLOCO DE ANOTAÇÕES, CANETA E CERTIFICADO
programa de capacitação
- participe
- inscreva-se
- vagas limitadas
PARA MAIS INFORMAÇÕES
inovacao@abihpec.org.br
+55 (11) 3372-9877
+55 (11) 3372-9865
INFORMAÇÕES GERAIS
FORMA DE PAGAMENTO
O valor poderá ser pago em 10x sem juros com cartão de crédito ou 1x no boleto bancário (Boleto ABIHPEC ou Boleto PagueSeguro). O usuário deve escolher uma das opções de pagamento:
- Cartão de crédito via PagSeguro
- Boleto via PagSeguro: o boleto é gerado na hora e terá o acréscimo de R$ 1,00.
- Boleto da ABIHPEC (OPÇÃO APENAS PARA ASSOCIADOS ABIHPEC): a partir da inscrição o boleto é enviado em alguns dias para o e-mail cadastrado no formulário de inscrição.
OBS.: a inscrição terá validade a partir da confirmação do pagamento.
POLÍTICA DE CANCELAMENTO
Caso o evento seja cancelado PELA ENTIDADE, o inscrito poderá optar pelo reembolso total do valor ou pela manutenção do crédito para futuros cursos. O cancelamento será avisado em até 48 horas de antecedência da data prevista para início do curso/evento.
Caso o cancelamento seja feito PELO INSCRITO em até 72 horas úteis antes do dia do evento, o inscrito terá garantida a devolução de 80% do valor pago; após este período não haverá devolução de valores. As solicitações de inscrições que não tenham sido canceladas no prazo previsto, serão integralmente devidas e poderão ser cobradas, mesmo que o inscrito não compareça ao evento. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail inovacao@abihpec.org.br ou ligue para (0xx11) 3372-9865 ou (0xx11) 3372-9877