LIVE QUÍMICA VERDE
QUÍMICA VERDE E AS TENDÊNCIAS DE DESENVOLVIMENTO PARA O SETOR DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS
09:00 Abertura e Introdução
• Início. Marina Kobayashi, Gerente de Inovação da ABIHPEC
• Abertura. João Carlos Basilio, Presidente Executivo da ABIHPEC
• P&D no Senai. Paulo Coutinho, Gerente do ISI Biossintéticos e Fibras
09:12 Introdução e apresentação, João Bruno Valentim, coordenador da plataforma de Engenharia de Processos e Síntese
Química do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras
09:15 Conceitos e Princípios da Química Verde, Prof. Roberto Werneck, PUC-RIO/ Braskem
Nesta apresentação, serão abordados: conceitos básicos (o que é a química verde) e seu campo de aplicação
(o que não é química verde), concluindo com aspectos práticos de como utilizar estes conceitos na indústria.
09:35 Química Verde e Perspectivas para a Indústria de HPPC, Sérgio Gonçalves, Presidente do Conselho Científico-Tecnológico
da Abihpec
09:55 Introdução e apresentação, João Bruno Valentim, Coordenador da plataforma de Engenharia de Processos e Síntese
Química do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras
09:58 Contexto estratégico: Química verde como direcionador do desenvolvimento de novos produtos de HPPC, Cristina Garcia,
Diretora Científica Mercosul, L’ORÉAL
10:18 Produtos de HPPC utilizando biomassa como fonte de matérias-primas renováveis, Daniel Barreto, Diretor Executivo
da Assessa
10:38 Mesa Redonda, moderação de João Bruno Valentim, coordenador da plataforma de Engenharia de Processos e Síntese
Química do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras
11:00 Encerramento
PALESTRANTE (S)
-
Cristina Garcia
Diretora Científica Brasil e Mercosul - L’OrealCristina é formada em Engenharia Química pela École Nationale de Chimie de Paris e possui doutorado pela Universidade Pierre & Marie Curie, Paris VI. Ela ingressou no Grupo L'Oréal em 2000, onde iniciou na área Operações. Em 2008, Cristina mudou para a área de Pesquisa e Inovação e atualmente lidera a Direção Científica da L'Oréal no Brasil e na região Mercosur. Nessa nova função, ela também faz parte do Júri do Prêmio Para Mulheres na Ciência da L’oréal- ABC- Unesco. Além de apoiar a Inovação na região , ela trabalha muito ativamente em questões-chave do Grupo, como o papel das mulheres na ciência, Biodiversidade e Métodos Alternativos, fortalecendo a reputação externa da L'Oreal, especialmente em tópicos científicos e sustentáveis. Atualmente ela coordena o programa de sustentabilidade "L'oreal para o Futuro" na área de Pesquisa e Inovação no Brasil.
-
João Bruno Valentim
Coordenador da plataforma de Engenharia de Processos e Síntese Química do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e FibrasEngenheiro Químico formado pela Universidade Federal de Alagoas, Mestre em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EQ/ UFRJ), Doutorando pelo mesmo programa/instituição e Especialista em Processamento Petroquímico pela Braskem e Universidade Petrobras. Possui 12 anos de experiência profissional sendo 6 anos na indústria e 6 anos no Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras onde atualmente é coordenador da plataforma de Engenharia de Processos e Síntese Química do Instituto e vem conduzindo projetos de desenvolvimento tecnológico para diversos setores da área da química incluindo o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. -
João Carlos Basilio
Presidente Executivo da ABIHPEC"João Carlos Basilio" atua no setor de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) desde a década de 70 - foi neste período que se tornou sócio-diretor da Perfumaria Rastro Ltda. Hoje o executivo acumula os cargos de Presidente Executivo da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), função assumida em 1995, do SIPATESP (Sindicato da Indústria de Perfumaria e Artigos de Toucador no Estado de São Paulo), assumido em 1989; além de ser Conselheiro do Conselho Superior de Meio Ambiente (COSEMA/FIESP) e do Conselho Superior de Inovação e Competitividade (CONIC/FIESP) é ainda Diretor Titular da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), 1º vice-presidente do Conselho de Associações da Indústria Cosmética Latino-Americana (CASIC); Entre outros o executivo participa também do Conselho da Associação de Comércio Exterior do Brasil; do Comitê Gestor do SP Export (programa de incentivo às exportações da Investe SP) e do Conselho do IDEA/Brasil.
-
Marina Kobayashi
Gerente de Inovação da ABIHPECGraduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP com MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC Business School de São Paulo e especialização na área de inovação. Atuou em segmentos diversificados nas áreas de planejamento, estratégia corporativa, investimentos e gestão de projetos.Atualmente é Gerente de Inovação e é responsável pelo Planejamento Estratégico e Gestão da Inovação e Desenvolvimento Tecnológico para a Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.É responsável pela articulação de parcerias, facilitação do processo de inovação e captação de recursos para investimentos em inovação para o setor. -
Paulo Luiz De Andrade Coutinho
Gerente do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e FibrasDr. Coutinho é Doutor em Gestão da Inovação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil), Mestre e Bacharel. licenciado em Engenharia Química pela mesma universidade. Trabalhou por 25 anos na PETROFLEX Ind. Com. S.A., maior produtor de borracha sintética da LATAM. Como coordenador da equipe de P&D, orientou o desenvolvimento e implantação de diversas melhorias operacionais nos processos existentes e inúmeros novos produtos e processos, vários com patentes concedidas no Brasil e no exterior. Atuou também na avaliação técnica e econômica de projetos de P&D e novos empreendimentos industriais, na formação de joint ventures, na elaboração de pedidos de financiamento e incentivos fiscais à atividade de P&D, e na construção do sistema de gestão da inovação da empresa. Com a venda do controle acionário da PETROFLEX, foi responsável pela reestruturação do departamento de P&D do grupo de integração LANXESS-PETROFLEX. De 2008 a 2009 atuou como gerente de Inovação Aberta na BRASKEM, onde foi responsável pela gestão das fontes externas de inovação e construção da área de gestão do conhecimento. A partir de janeiro de 2010, assumiu a área de prospecção e avaliação em renováveis. Em seguida, foi criada uma estrutura de monitoramento do meio ambiente, identificou e avaliou diversas oportunidades e deu início a contatos e discussões sobre possíveis parcerias com outras partes interessadas. Além de inúmeras patentes, o Dr. Coutinho publicou diversos trabalhos acadêmicos no Brasil e no exterior, e tem atuado como professor na área em questão. Foi coordenador do Comitê de Tecnologia da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e Diretor regional da Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ). Atualmente é gerente do Instituto de Inovação Tecnológica em Biossintéticos (SENAI CETIQT) e membro do Conselho Empresarial de Tecnologia e Inovação da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ)
-
Prof. Roberto Werneck
PUC-RIO/ Braskem"Roberto Werneck" é engenheiro químico com mestrado pela COPPE-UFRJ. Professor de Controle de Processos na PUC-RIO, Werneck também trabalha na área de Inovação & Tecnologia da Braskem, onde foi por oito anos responsável por processos renováveis, incluindo a tecnologia de eteno verde.
-
Sérgio Gonçalves
Diretor da K4R Consulting e Presidente do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPECPresidente do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC, profissional com mais de 20 anos de experiência no setor de HPPC, ele é Mestrando pela FIA e possui MBA Executivo Internacional pela mesma instituição.
PÚBLICO ALVO
Profissionais da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, das áreas de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação, Novos Negócios, Assuntos Regulatórios, Pesquisadores de ICTs, entre outras. E todos os interessados em conhecer, ou ainda, saber mais sobre o tema.
INFORMAÇÕES
Local
ONLINE
Dia(s) e horário(s)
DIA 10/11 às 09:00 até 11:00
VALOR ASSOCIADO ABIHPEC/SIPATESP
- INSCRIÇÃO DO DIA 10/11/2021 - R$ 0,00
VALOR NÃO ASSOCIADO
- INSCRIÇÃO DO DIA 10/11/2021 - R$ 0,00
VALOR INCLUI: CERTIFICADO
programa de capacitação
- participe
- inscreva-se
- vagas limitadas
PARA MAIS INFORMAÇÕES
inovacao@abihpec.org.br
+55 (11) 3372-9877
+55 (11) 3372-9865
INFORMAÇÕES GERAIS
FORMA DE PAGAMENTO
Evento gratuito para todos os interessados
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail inovacao@abihpec.org.br ou ligue para (0xx11) 3372-9865 ou (0xx11) 3372-9877