5º Webinar INOVAÇÃO ABIHPEC debateu a influência do Expossoma no cabelo e couro cabeludo

Especialistas apresentaram em dois dias de evento como o clima e o bem-estar influenciam na saúde capilar e como o tema impacta no desenvolvimento do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos

O ‘expossoma’ é um conjunto de fatores aos quais uma pessoa está exposta ao longo da vida. A exposição à poluição atmosférica e à radiação ultravioleta, alteração do sono, má alimentação, sedentarismo e o estresse são alguns desses fatores. O impacto desses elementos na saúde dos cabelos, por exemplo, tem pautado iniciativas de desenvolvimento na indústria de cosméticos, com o objetivo de prevenir e reduzir os danos.

O tema foi debatido no 5º Webinar INOVAÇÃO ABIHPEC de Cabelo “Influência do Expossoma no Cabelo e Couro Cabeludo”, promovido nos dias 5 e 6 de outubro, pela área de Inovação e Tecnologia da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. O evento reuniu especialistas para identificar esses fatores e discutir as inovações e a contribuição dos cosméticos na preservação da região capilar.

Estudos na área consideram que o impacto do meio ambiente e condições neurológicas influenciam no equilíbrio do microbioma da pele e do couro cabeludo, ou seja, os microrganismos que protegem a região capilar com a produção de nutrientes e vitaminas. “O desequilíbrio do microbioma pode acarretar diversas doenças dermatológicas como, por exemplo, a chamada dermatite seborreica, condição dermatológica inflamatória crônica”, comentou Leila Bloch, médica dermatologista da Ipclin. Além das possíveis inflamações, esse desequilíbrio pode acelerar o envelhecimento da região capilar, atingindo tanto o couro cabeludo, como a haste capilar. A dra. Flávia Addor, dermatologista e diretora técnica no Grupo MEDCIN, apontou os cuidados para cada tipo de envelhecimento. Para o tratamento da haste, uma rotina de hair care pode contribuir para a saúde dos fios, promovendo mais brilho, hidratação e fortalecimento. Já para o couro cabeludo é preciso um tratamento mais aprofundado com o chamado “hairceuticals”, um conceito é considerado uma tendência para os cuidados com cabelos, elevando o nível da restauração e a melhora da densidade capilar.

O Brasil é considerado o 4º maior mercado do mundo para produtos capilares, de acordo com o Instituto Euromonitor. A demanda por cuidados também se deve às especificidades do clima encontradas no país, como as temperaturas e a umidade elevadas em diversas regiões. A exposição ao calor e à luz UV tem sido objeto de estudo do time de pesquisadores da L’Oréal. Na apresentação de Deborah Barros, analista de Avaliação Instrumental e Clínica de Pesquisa e Inovação da empresa, foi revelado que o cabelo natural se mostrou mais resistente ao dano causado pela radiação do que o cabelo colorido e descolorido e o cabelo com alisamento. Além de avaliar os danos, a metodologia também serviu para identificar o potencial de produtos capilares com foco em fotoproteção.

A compreensão do folículo capilar por meio do estudo in vitro também já é uma técnica em prática na indústria. O modelo laboratorial foi destacado pela Bibiane Matte, diretora Científica do Núcleo Vitro. O estudo é uma forma de aprofundar o entendimento dos principais fatores envolvidos na fisiologia capilar e a avaliação de diferentes produtos que tenham ação sobre as células do folículo.

O 5º Webinar INOVAÇÃO ABIHPEC de Cabelo contou com a abertura do presidente-executivo da ABIHPEC, João Carlos Basilio; Marina Kobayashi, gerente de Inovação da ABIHPEC, Adelino Nakano, coordenador técnico do webinar e líder sênior de Projeto da R&I Japan L’Oréal, além das participações de Adilson Marinheiro, engenheiro e gerente de Projetos da Solvay, Flávio Camargo Jr, gerente de Terapia capilar e Pesquisa Clínica da Chemyunion e da Dra. Priscilla Luvizotto, médica Dermatologista.


Fonte: ABIHPEC
VOLTAR

CONECTE-SE

com a nossa rede de usuários!

Um espaço onde os usuários podem se apresentar. O objetivo da rede é facilitar a conexão e criação de parcerias.

CADASTRE-SE