ABIHPEC promoveu live da série “Desmistificando a Indústria 4.0: Impactos da transformação digital no ecossistema da inovação

Evento aconteceu no último dia 22/10 com palestras de Venture Hub e Emprapii

Aconteceu em 22/10, a 4ª Live da série que a Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) está realizando, durante todas as quintas-feiras, sobre o tema “Desmistificando a Indústria 4.0: Impactos da transformação digital”. Os convidados desta vez foram os especialistas José Luís Gordon, da Emprapii - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação - e Érico Pastana e José Eduardo Azarite, ambos da Venture Hub - empresa focada em empreendedorismo e inovação que ajuda startups e grandes empresas a liderarem o futuro de seus mercados. Os profissionais debateram sobre os "Impactos da transformação digital no Ecossistema da Inovação", que teve mediação de Antonio Grandini da INOVA Consulting e Business School e Sérgio Gonçalves da Chemyunion.

O presidente-executivo da ABIHPEC, João Carlos Basilio, abriu o debate anunciando a parceria com a Emprapii, dizendo sobre o grande avanço que o novo passo significa para a entidade e seus associados, “esta união trará novas propostas e inovações tecnológicas no setor de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos, afinal, mais do que nunca a inovação se mostra essencial para o mercado de cuidados pessoais”, completou ele.

Seguindo a programação, Antonio Grandini, da Inova Consulting e da Business School, falou sobre como a indústria 4.0 oferece uma aceleração do que está acontecendo atualmente nas empresas com uma tecnologia em tempo real que proporciona informações atualizadas e facilidade em personalizar e padronizar a demanda e necessidade de cada cliente.

Na sequência, José Eduardo Azarite, da Venture Hub, trouxe a importância do ecossistema de inovação e empreendedorismo para o dia a dia corporativo. Ele explicou os fundamentos precursores do modelo da Hélice Tripla, que incluíram mais recentemente, além do Estado, da Academia e as Empresas, a sociedade civil e a sustentabilidade, em que o Estado tem o papel moderador, reunindo protagonistas relevantes para conceber, financiar e implementar projetos estratégicos de inovação. Mas, ao longo dos anos, a tecnologia tomou um poder imenso exigindo cada vez mais rapidez e processos inovadores para as empresas, o que fez a indústria 4.0 ter um protagonismo com novos modelos de gestão e uso de tecnologias abundantes como: robótica, internet das coisas, computação em nuvem, sistemas integrados, Big Data, entre tantos outros processos que aceleram cada vez mais o dia dia empresarial, trazendo novos e surpreendentes desafios.

Érico Pastana, da Venture Hub, continuou o tema dizendo que:” A implementação da indústria 4.0 no ambiente empresarial trouxe soluções inovadoras para nichos especializados, oferecendo assim produtos, projetos e experiências únicas nunca vistos antes”. Ele ressaltou ainda que o mundo digital acelerou e transformou a vida de empresas, das pequenas às grandes, em resultados crescentes ano a ano que antes eram inimagináveis alcançar tão rapidamente.

José Luís Gordon da Emprapii, finalizou o evento falando sobre como a inovação é um fator imprescindível para as empresas se manterem vivas atualmente. “Ela já faz parte das estratégias de comunicação e marketing das corporações funcionando como um troca de conhecimento, aprendizado, interação dentro e fora do ambiente corporativo”, conta ele. Ele finaliza afirmando o quanto esse movimento possibilita maior conhecimento e agilidade para que os colaboradores e gestores de pequenas, médias e grandes empresas afim de se posicionarem e serem mais competitivos perante o mercado.”



Fonte: ABIHPEC
VOLTAR

CONECTE-SE

com a nossa rede de usuários!

Um espaço onde os usuários podem se apresentar. O objetivo da rede é facilitar a conexão e criação de parcerias.

CADASTRE-SE