Cinco novos membros integram o Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC

Desde que foi criado, em 2012, o Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC tem como missão buscar alternativas e soluções para alavancar pesquisas e o desenvolvimento técnico-científico, contribuindo para a inovação no setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Ao longo destes anos, tem colaborado de maneira efetiva no debate de importantes temas e auxiliado na ampliação da inovação e do uso da tecnologia na indústria de HPPC brasileira, levando conhecimento aos profissionais do setor por meio de iniciativas abrangentes e inclusivas, abarcando soluções e capacitação para empresas de todos os portes e seus profissionais.

Para ganhar ainda mais peso, neste momento tão desafiador para a indústria que desempenha papel essencial na vida dos brasileiros, novos membros assumem cadeiras no Conselho. Mais cinco conselheiros irão somar seus esforços e expertises ao lado dos outros 16 integrantes. São eles: 

Cristina Garcia: Formada em Engenharia Química pela École Nationale de Chimie de Paris, possui doutorado pela Universidade Pierre and Marie Curie, Paris VI. Ingressou no Grupo L'Oréal em 2000, na área Operações, no Departamento de Qualidade. Posteriormente, liderou a Equipe de Desenvolvimento de Produto para a América Latina por cinco anos, garantindo a entrega de inovações nesses mercados dinâmicos. Em seguida, aceitou o desafio de mudar para a área de Pesquisa e Inovação e atualmente gerencia a Direção Científica da L'Oréal no Brasil. É responsável pelas atividades de Assuntos Regulatórios, Comunicação Científica, Pesquisa Avançada e Biodiversidade e coordena as Direções Científicas da Região Mercosul. Nessa nova função, ela também faz parte do Júri do Prêmio “Para Mulheres na Ciência” da L’oréal- ABC- Unesco.

Daniel Weingart Barreto: Graduado em Química e Engenharia Química pela UFRJ. Mestre em Química Orgânica pelo Instituto de Química/UFRJ e Doutor em Química de Produtos Naturais pelo Núcleo de Pesquisa em Produtos Naturais NPPN/UFRJ. É professor Associado da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1985. Professor Colaborador do Curso de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Faculdade de Química da UFRJ. Daniel é autor de 20 artigos e 43 trabalhos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais nas áreas de Química Fina, Ciência dos Materiais, Química de Produtos Naturais, Cosmetologia e Tecnologia de Produtos Naturais. Autor de 4 patentes nacionais na área de Tecnologia para Produtos Naturais e Cosméticos. Ingressou na Assessa em 1993, atuando como Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação até 2005, tornando-se Diretor Executivo em 2006, cargo que ocupa até hoje.

João Bruno Valentim: Engenheiro Químico formado pela Universidade Federal de Alagoas, Mestre em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EQ/ UFRJ), Doutorando pela mesma instituição e Especialista em Processamento Petroquímico pela Braskem e Universidade Petrobras. Possui 12 anos de experiência profissional, sendo seis na indústria e seis no Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras onde atualmente é Coordenador da plataforma de Engenharia de Processos e Síntese Química e vem conduzindo projetos de desenvolvimento tecnológico para diversos setores da área química, incluindo o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.  

Marcelo de Paula Corrêa: professor associado IV e diretor do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá/MG, é graduado em Meteorologia, com mestrado e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Fez pós-doutorado no Service d'Aeronomie da Université de Pierre et Marie Curie - Paris VI e foi pesquisador visitante no LATMOS - Laboratoire Atmosphères, Milieux, Observations Spatiales, França), na Universidad de Granada, Espanha e na Université de Lille, na França. Suas principais áreas de pesquisa são meteorologia física e mudanças climáticas, atuando principalmente nos seguintes temas: radiação solar e suas interações com a atmosfera (aerossóis, nuvens e ozônio), expossoma e saúde humana (câncer de pele, produção de vitamina D, conscientização e prevenção). É líder do grupo de pesquisas "Expossoma, Meio Ambiente, Informação e Saúde (E+)".

Márcio Lorencini: Graduado em Ciências Biológicas, com Mestrado e Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela UNICAMP. Também possui pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV e MBA em Gestão de Negócios pela FAE Business School. No setor cosmético desde 2005, trabalhou em empresas como Natura e Grupo Boticário, onde atualmente é Gerente Sênior de Avaliação de Produtos, Materiais e Consumidores. Tem experiência como gestor de equipes, com foco em áreas relacionadas à biologia celular e molecular, métodos alternativos, fisiologia da pele e envelhecimento, pesquisas pré-clínicas, clínicas e com consumidores, assuntos regulatórios e práticas de qualidade. Tem atuação significativa na interação entre empresas, academia e institutos de inovação, com diversas participações em eventos e produções técnico-científicas, incluindo apresentações, publicações de artigos em revistas e capítulos de livros.

Conselho Científico Tecnológico

Presidido atualmente pelo executivo e Diretor da K4R Consulting, Sérgio Gonçalves, o Conselho reúne 21 especialistas nas mais diversas áreas de atuação da indústria de HPPC, pesquisadores, acadêmicos e cientistas. Por meio de diferentes canais e formas de disseminar conteúdos de inovação, ciência e tecnologia, como o Portal INOVAÇÃO ABIHPEC, o trabalho científico desenvolvido visa, além da ampliação do conhecimento estratégico, fornecer maior celeridade aos processos, promover oportunidades de parcerias nacionais e internacionais para o setor, reduzir custos e otimizar investimentos.

Para participar do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC, o profissional deve ter reconhecida experiência em sua área de atuação e conhecimento sobre a indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.


Fonte: ABIHPEC
VOLTAR

CONECTE-SE

com a nossa rede de usuários!

Um espaço onde os usuários podem se apresentar. O objetivo da rede é facilitar a conexão e criação de parcerias.

CADASTRE-SE