COMUNICADO ABIHPEC - Posicionamento ABIHPEC: crise do coronavírus aumenta demanda por álcool em gel

A ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e empresas do setor mostram-se empenhadas no atendimento às demandas de produção e fornecimento de álcool gel, diante da escalada de casos de Coronavírus no país.

De acordo com dados da Associação, a estimativa de faturamento de vendas ao consumidor do álcool em gel em 2020 poderá superar em até 10 vezes o registrado em 2019, saindo de um faturamento de R$100 milhões para R$1 bilhão de reais. No entanto, há preocupação dos fornecedores com a matéria-prima essencial para a produção do produto em questão, que passou a ser item prioritário em todo o mundo para reduzir os riscos de contaminação pelo COVID-19.

Em paralelo, e ciente urgência com demanda excessiva do uso do álcool gel, a ABIHPEC vem dialogando com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a respeito de novas medidas para acelerar o processo regulatório e a inserção do produto nos pontos de venda.

Em 20 de março o setor conquistou um grande avanço. A Anvisa publicou a resolução (RDC Nº 350, de 19 de março de 2020) permitindo a fabricação e a comercialização do álcool em gel sem autorização prévia. A Resolução se aplica às empresas fabricantes de medicamentos, saneantes e cosméticos regularizadas. Esse foi um pedido feito pela ABIHPEC, para trazer mais agilidade ao processo e, facilitar o acesso da população a esses produtos nesse momento.

“Isso não muda as exigências e os procedimentos, mas dá uma agilidade significativa aos processos. As empresas ganharam, no mínimo, 180 dias de antecipação para lançar o álcool em gel no mercado”, explica Basilio.

Por fim, a ABIHPEC recomenda aos consumidores o uso consciente de produtos essenciais para a prevenção do coronavírus, uma vez que ao estocar o álcool em gel, por exemplo, outras famílias e pessoas de risco deixam de ter acesso ao produto.

Certos da nossa essencialidade dos produtos do setor para a nossa população – algo ainda mais latente neste momento de atenção, a ABIHPEC e suas empresas associadas ratificam que seguirão em esforços constantes para atender a sociedade de forma responsável e transparente.

Fonte: ABIHPEC

CONECTE-SE

com a nossa rede de usuários!

Um espaço onde os usuários podem se apresentar. O objetivo da rede é facilitar a conexão e criação de parcerias.

CADASTRE-SE