Plataforma Hub USP Inovação é oficialmente inaugurada pela AUSPIN


Dia 09/04, às 11h, ocorreu o evento de inauguração da plataforma Hub USP Inovação (hubusp.inovacao.usp.br) organizado pela Agência de Inovação da USP (AUSPIN). O evento contou com a participação do reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan, e da vice-coordenadora da AUSPIN, Profa. Dra. Geciane Porto.

A plataforma reúne as mais diversas informações sobre empreendedorismo e inovação, facilitando a conexão entre especialistas da USP e os interessados em contatá-los. O Hub USP Inovação fará a ponte entre o ambiente acadêmico, as organizações e a sociedade.

O Hub abrange as iniciativas, estruturas, pesquisadores e competências da USP, além de todas as patentes que a USP detém e disponibiliza para parceria com empresas e outras instituições interessadas. A plataforma também conta com as disciplinas de graduação e pós-graduação sobre empreendedorismo e inovação e as empresas com DNA USP, criadas a partir de iniciativas incubadas na USP ou que seus fundadores e criadores foram alunos ou pesquisadores da USP.

A partir de um mecanismo de busca simples, uma empresa ou instituição poderá encontrar iniciativas, projetos ou pesquisadores ligados a alguma questão ou tema que tenha interesse; há uma separação por áreas de busca para facilitar a navegação, são elas: Iniciativas, P&D&I, Competências, Educação, Empresas e Patentes.

Em sua fala, durante o evento de inauguração, a Profa. Geciane Porto enfatizou que “o Hub USP Inovação é uma plataforma dinâmica e foi desenhada para obter informações e identificar as tendências de buscas sobre os assuntos de interesse da sociedade”. Como exemplo, na seção de Educação da plataforma, “Nós organizamos as disciplinas por nível de complexidade de forma que os estudantes possam trilhar seu desenvolvimento no tema do empreendedorismo”, afirmou a vice-coordenadora da AUSPIN.

O Hub USP Inovação valoriza a conectividade, amplitude, transparência e relevância, se propondo a conectar, ampliar e informar, promovendo a conexão entre o ecossistema de empreendedorismo e inovação, aproximando pesquisadores, docentes, alunos, organizações, empresas e instituições de pesquisa, alcançando diversos públicos no âmbito acadêmico, empresarial, governamental e da sociedade como um todo.

A plataforma foi fruto de um trabalho integrado, gerenciado pela Agência USP de Inovação e alimentado com a colaboração dos laboratórios, docentes, institutos de pesquisa e Pró-Reitorias.

O Reitor da USP, Prof. Vahan Agopyan, durante o evento, lembrou a relevância da transferência do conhecimento científico em benefício de toda a sociedade. “Essa pandemia nos ensinou, nos demonstrou quão importante é transferir o conhecimento para a sociedade. Nós temos uma rede muito grande que esse Hub está tentando catalogar, uniformizar as informações e dar maior transparência a essas informações”, afirmou o Professor Vahan. “Nós demonstramos que sim, temos capacidade de desenvolver, testar e colocar conhecimento em prática através desse esforço. E, logicamente, precisamos ter um facilitador para isso”, acrescentou o Reitor.


Fonte: AUSPIN
VOLTAR

CONECTE-SE

com a nossa rede de usuários!

Um espaço onde os usuários podem se apresentar. O objetivo da rede é facilitar a conexão e criação de parcerias.

CADASTRE-SE