Os premiados da edição 2018 foram a Lubrizol, a Hallstar e a Inolex
Em 19 de setembro, durante a in-cosmetics Latin America, em São Paulo, ocorreu a quarta edição do Prêmio ITEHPEC de Inovação. A cerimônia premiou os cases mais inovadores inscritos pelos fabricantes de ingredientes do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.
O prêmio é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), por meio de seu departamento de inovação e tecnologia – ITEHPEC. Na ocasião, João Carlos Basilio, presidente executivo da Associação, destacou que essa é uma das diversas ações da ABIHPEC para incentivar a inovação e a competitividade do setor. “Desde a primeira edição, estamos notando um forte crescimento, tanto em inscrições quanto na qualidade técnica dos cases e isso reflete a preocupação da nossa cadeia produtiva em oferecer insumos sempre melhores que impactam diretamente nos nossos produtos.”
Para Marina Kobayashi, gerente de inovação da ABIHPEC, esse crescimento das inscrições é algo muito positivo, pois demonstra que cada vez mais os fabricantes estão empenhados em fornecer insumos melhores. “A inovação é conduzida pelas empresas do setor com muita seriedade, pois faz o mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos mais dinâmico e o consumidor percebe essa movimentação, além da contínua melhoria na qualidade dos produtos.”
Daniel Zanetti, diretor da in-cosmetics Latin America, conta que a entrega do prêmio é um momento importante para reconhecimento dos esforços de inovação dos expositores. “Comemoramos os ótimos resultados da feira, além de ser uma forma de agradecimento aos nossos expositores pelo sucesso e desenvolvimento de novas matérias-primas e incentivo à inovação na indústria”, completa.
VENCEDORES
O principal reconhecimento da noite, a categoria a Ouro, foi para a Lubrizol. “O Prêmio ITEHPEC de Inovação é o maior reconhecimento que nós temos aqui no Brasil. Quando olhamos para a história e o mecanismo de ação do nosso ativo que ganhou o prêmio percebemos a importância de estar atentos para identificar uma lacuna no mercado e oferecer um diferencial dentro de uma tendência”, contou Karina Teixeira, gerente de marketing de Personal, Home Care e Health Care da empresa para América do Sul e América Latina.
A Hallstar ficou com o prêmio na categoria Prata. A empresa foi representada por Rodolfo Marino, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Operação no Brasil, que destacou o caminho até aqui. “É o reconhecimento de um trabalho que começou há muitos anos voltado às necessidades dos clientes e significa que estamos no caminho certo.”
Na categoria Bronze, a premiada foi a Inolex. Edna Fernandes, gerente técnica da empresa, apontou que a companhia é norte-americana e está no Brasil há apenas dois anos, justamente em busca de inovação. “A importância do Prêmio para nós está no fato de que faz com que a escolha da matriz em ter um laboratório e uma equipe técnica no Brasil já tenha valido a pena.”