• REDE DE LABORATÓRIOS PARA O SETOR

    PRINCIPAIS

    LABORATÓRIOS 

    QUE REALIZAM TESTES E

    ANÁLISES TÉCNICAS 

    NO SETOR DE HPPC


    *** CONHEÇA ***

A REDE DE LABORATÓRIOS CONTÉM OFERTAS 
DE SERVIÇOS E INFORMAÇÕES PARA 
CONTATO DOS PRINCIPAIS LABORATÓRIOS 
QUE REALIZAM TESTES E ANÁLISES TÉCNICAS 
PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS 
NO SETOR DE HPPC 


** ATUALIZADO ATÉ DEZEMBRO/2022 PELA ABIHPEC **



O QUE É
A REDE DE LABORATÓRIOS?

Trata-se de um mapeamento em âmbito nacional de uma ampla rede de laboratórios que realizam testes e análises técnicas para o desenvolvimento de produtos do Setor de HPPC. A Rede de Laboratórios foi criada com o intuito de fortalecer a cadeia produtiva, permitindo o estabelecimento de conexões, propiciando o desenvolvimento e melhorando a competitividade das empresas do setor.

O primeiro levantamento foi realizado em 2011 a partir de uma parceria firmada entre a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Setorial), ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e SEBRAE Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Com o final do Convênio entre as instituições, a ABIHPEC continuou atualizando as informações para que o Setor continuasse usufruindo desse serviço.


ATUALIZAÇÕES VEM SENDO REALIZADAS PELA ABIHPEC E AS INFORMAÇÕES ESTÃO ATUALIZADAS ATÉ DEZEMBRO DE 2022.

As informações disponíveis aqui refletem os dados provenientes da pesquisa concluída pela ABIHPEC em agosto de 2022 e são de inteira responsabilidade dos LABORATÓRIOS participantes.

As informações podem ser atualizadas/excluídas pelos laboratórios a qualquer tempo. O levantamento não tem a intenção de ser exaustivo e esse site permite a inclusão de novos participantes, mediante envio de formulário descritivo dos testes realizados e termo de consentimento para divulgações de informações assinado.

Os critérios utilizados no levantamento dos laboratórios baseiam-se nas premissas definidas pela Resolução de Diretoria Colegiada - RDC nº 390, de 26 de maio de 2020 que estabelece critérios, requisitos e procedimentos para o funcionamento, a habilitação na REBLAS e o credenciamento de laboratórios analíticos que realizam análises em produtos sujeitos ao regime de vigilância sanitária e dá outras providências.

A Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (REBLAS) é constituída por laboratórios analíticos, públicos ou privados, habilitados pela ANVISA, capazes de oferecer serviços de interesse sanitário com qualidade, confiabilidade, segurança e rastreabilidade. Todos os laboratórios analíticos prestadores de serviço que realizam ensaios de controle de qualidade em lotes de produtos acabados devem estar habilitados na REBLAS nos escopos correspondentes às respectivas categorias de produtos analisados sujeitos a vigilância sanitária.

O objetivo da habilitação de Laboratórios é permitir que os Laboratórios prestadores de serviços sejam identificados e monitorados, de forma a melhorar a supervisão das atividades realizadas para promover maior segurança quanto à qualidade dos produtos sujeitos à Vigilância Sanitária. A rede REBLAS pode ser consultada em: REBLAS: Painel de informações sobre laboratórios habilitados na REBLAS

De acordo com a Resolução de Diretoria Colegiada - RDC nº 390, de 26 de maio de 2020, devem possuir habilitação REBLAS, os laboratórios que realizam ensaios abrangidos pelas seguintes categorias:

- Físico-químicos

- Microbiológicos

- Biológicos

A pesquisa realizada pela ABIHPEC levou em conta a categoria de cada ensaio realizado por ampla gama de Laboratórios e a sua necessidade de ter habilitação REBLAS, em função da tipificação acima, para Produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Assim, fazem parte do último levantamento, os Laboratórios que realizam testes físico-químicos ou microbiológicos e que possuem certificação REBLAS vigente.

Além disso, de forma a disponibilizar aos usuários uma ampla rede para consulta, também foram inclusos os Laboratórios que não possuem habilitação REBLAS, mas cujos ensaios realizados não a requerem, em função de não serem categorizados como físico-químicos, microbiológicos ou biológicos. Neste contexto, podemos citar os Laboratórios que realizam testes de segurança e eficácia, de suma importância para o setor, para os quais, não há necessidade legal de habilitação REBLAS.

Como fazer parte da Rede de Laboratórios


A acreditação de laboratórios, segundo os requisitos estabelecidos na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, é aplicável a laboratórios de calibração e de ensaio. A Cgcre concede acreditação para laboratórios que realizam serviços de calibração e/ou ensaios em instalações permanentes, móveis, e/ou de clientes. Para instalações móveis, a concessão independe do nº de instalações.

No caso de uma organização possuir mais de uma instalação permanente, em diferentes endereços, cada uma dessas instalações é acreditada individualmente. Para uma mesma solicitação de acreditação podem estar incluídos serviços para serem realizados na instalação permanente, em instalações móveis, e/ou de clientes. A acreditação de laboratórios de calibração é concedida para um escopo, constituído por grupos de serviços de calibração, incluindo serviços, faixas e melhor capacidade de medição.

A acreditação de laboratórios de ensaio é concedida por ensaio para um determinado produto, segundo uma norma, regulamento, resolução ou procedimento desenvolvido pelo laboratório em que é estabelecida a metodologia utilizada. Esclarecimentos adicionais podem ser encontrados no endereço www.inmetro.gov.br/credenciamento ou no documento DOQ-Cgcre-001 disponível neste endereço.

Como fazer para ser reconhecido em conformidade aos Princípios das Boas Práticas de Laboratório-BPL


O reconhecimento da conformidade aos Princípios das BPL deve ser solicitado por qualquer instalação de teste que realize estudos BPL para atender principalmente aos órgãos regulamentadores da área de saúde e meio ambiente, independente ou vinculada a outra organização, de entidade governamental ou privada, nacional ou estrangeira, independente do seu porte ou campo de atuação.O reconhecimento da conformidade aos Princípios das BPL abrange:


  1. as instalações de teste;
  2. as instalações de teste e unidades de teste envolvidas nos estudos multi-site (ou múltiplas localidades), realizado em dois ou mais diferentes locais, sendo que cada uma destas instalações pode ser inspecionada individualmente.


O Reconhecimento da Conformidade aos Princípios das BPL é concedido por cada instalação de teste, considerando a área de especialidade dos estudos e categorias de itens de teste, segundo metodologias reconhecidas ou exigidas pelos órgãos regulamentadores.


Entende-se por área de especialidade dos estudos o agrupamento de testes/estudos relacionados com as principais características da substância e seu efeito no ambiente ou na saúde, quais sejam: a) testes físico-químicos; b) estudos toxicológicos; c) estudos de mutagenicidade; d) estudos ecotoxicológicos com organismos aquáticos e terrestres; e) estudos sobre comportamento em água, solo e ar e bioacumulação; f) estudos de resíduos; g) estudos de efeitos em mesocosmos e ecossistemas naturais; h) química analítica e clínica; i) estudos com Organismos Geneticamente Modificados.

Os testes relacionados com cada área de especialidade de estudos citada nesse item devem ser aqueles definidos em legislações dos órgãos regulamentadores das áreas de meio ambiente, saúde, agricultura e outros (IBAMA, ANVISA, MAPA, entre outros).

Esclarecimentos adicionais devem ser encontrados no endereço http://www.inmetro.gov.br/monitoramento_BPL. ou no documento DOQ-Cgcre-023 disponível neste endereço.

Foram encontrados 50 laboratórios.
Foram encontrados 1006 indicações para sua demanda.

GRUPO

ENSAIO

LABORATÓRIOS QUE REALIZAM

Físico-Químicos ÁGUA POTÁVEL: PH, TURBIDEZ, CLORO RESIDUAL LIVRE, DUREZA, NITRITO, NITRATO, CLORETOS, SULFATOS, SÓLIDOS TOTAIS DISSOLVIDOS, ALCALINIDADE TOTAL, FERRO E COR 1
Físico-Químicos ÁGUA PURIFICADA: PH, CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, ACIDEZ OU ALCALINIDADE, SUBSTÂNCIAS OXIDÁVEIS, AMÔNIO, CÁLCIO, CLORETOS, NITRATOS E SULFATOS 1
Físico-Químicos ÁGUAS (POÇO, POTÁVEL, PURIFICADA, EFLUENTES) 2
Físico-Químicos ALCALINIDADE 3
Físico-Químicos ANÁLISE DE METAIS PESADOS 3
Físico-Químicos ANÁLISE DE MINERAIS EM SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR ABSORÇÃO ATÔMICA E ICP-OES. 1
Físico-Químicos ANÁLISE DE PARÂMETROS FQ DE ÁGUA 1
Físico-Químicos ANÁLISE TERMOGRAVIMÉTRICA - TGA 1
Físico-Químicos APARÊNCIA EM PRODUTOS NÃO ESTÉREIS (COSMÉTICOS) 1
Físico-Químicos APARÊNCIA, PH, CONDUTIVIDADE, COR APARENTE, TURBIDEZ, CLORO RESIDUAL LIVRE, SÓLIDOS TOTAIS DISSOLVIDOS, DUREZA TOTAL, FERRO TOTAL, CLORETOS, ALCALINIDADE, MANGÂNES TOTAL, SILICA, COBRE, SULFATOS, NITRATO, NITRITO, FLÚOR, POTÁSSIO E TOC EM ÁGUA BRUTA E ÁGUA TRATADA 1
Físico-Químicos APARÊNCIA, PH, CONDUTIVIDADE, NITRATOS, METAIS PESADOS, SUBSTÂNCIAS OXIDÁVEIS, ACIDEZ ALCALIDADE CLORETOS, SULFATOS, AMÔNIA, CÁLCIO E MAGNÉSIO, RESÍDUO POR EVAPORAÇÃO, RESISTIVIDADE, SÍLICA E TOC EM ÁGUA PURIFICADA, ÁGUA ULTRAPURIFICADA, ÁGUA PARA INJETÁVEL E ÁGUA DE PROCESSO 1
Físico-Químicos ASPECTO 2
Físico-Químicos AVALIAÇÃO ORGANOLÉPTICA 1
Físico-Químicos CÁDMIO 1
Físico-Químicos CALORIMETRIA EXPLORATÓRIO DIFERENCIAL - DSC 1
Físico-Químicos CARACTERIZAÇÃO DE MATÉRIA-PRIMA POR INFRAVERMELHO 1
Físico-Químicos CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS 1
Físico-Químicos CARACTERIZAÇÃO DE SUSBTÂNCIAS QUÍMICAS (SQC) - CONFORME RDC 166/17 1
Físico-Químicos CARBONO ORGÂNICO TOTAL 1
Físico-Químicos CINZAS 1
VOLTAR

É UM
LABORATÓRIOS?

Faça parte da Rede

CADASTRE-SE