INSCREVA-SE

Descrição e conteúdo do
TREINAMENTO INOVAÇÃO ABIHPEC

7º Webinar INOVAÇÃO ABIHPEC de Cabelo
Uma Nova Perspectiva de Conceito

 

O 7º Webinar INOVAÇÃO ABIHPEC de Cabelo traz o tema "Uma Nova Perspectiva de Conceito" e promete ampliar os horizontes sobre as mais recentes inovações tecnológicas no cuidado capilar. Sob a coordenação de Adelino Nakano, Líder Sênior de Projetos em Tecnologia de Coloração na L'Oréal França e membro do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC, o webinar reunirá especialistas globais para compartilhar seus conhecimentos e experiências sobre os avanços mais recentes no setor.

Não perca a chance de estar à frente das tendências e inovações que estão moldando o futuro da ciência capilar. Inscreva-se e garanta sua participação nesse encontro que proporcionará insights valiosos e oportunidades para fortalecer seu conhecimento e suas estratégias no mercado.

Programação dia 29/10 - Terça-Feira, 09:00 às 11:00

09:00 - Abertura
Marina Kobayashi, Gerente de Inovação da ABIHPEC
Adelino Nakano, Líder Sênior de Projetos em Tecnologia de Coloração na L'Oréal França

09:10 - Ciência dos cachos - Do conhecimento às soluções personalizadas 
Ronak Rughani,  Chefe de Ciência e Tecnologias Capilares da L'Oreal EUA
A base de consumidores de cabelo encaracolado registra um rápido crescimento, mas o mercado esforça-se por satisfazer as suas necessidades únicas com ofertas de produtos limitadas. Para inovar verdadeiramente neste espaço, é crucial compreender as diferenças fundamentais nas propriedades estruturais e morfológicas entre o cabelo encaracolado e o cabelo liso. Esta apresentação aprofunda estas distinções, ilustrando porque o cabelo encaracolado requer uma abordagem personalizada e como estas diferenças inerentes se relacionam diretamente com os principais desafios dos consumidores. A apresentação irá compartilhar exemplos de alavancas de transformação utilizadas para adaptar as fórmulas e tecnologias dos produtos para um cuidado do cabelo encaracolado. Além disso, iremos compartilhar a forma como as rotinas específicas de cuidados capilares têm impacto na saúde do couro cabeludo em indivíduos com cabelo encaracolado, realçando a necessidade de cuidados especializados.

09:35
- O efeito da torção da fibra no comportamento de fadiga do cabelo do tipo High Curl
Rebecca Lunn, Líder de Aplicações na Dia-Stron, Inglaterra
A quebra do cabelo é uma grande preocupação para os consumidores, em especial para os que têm cabelo do tipo muito encaracolado. Embora quimicamente semelhantes a outros tipos de cabelo, estas fibras são altamente onduladas e dobradas com uma secção transversal elíptica. A combinação desta forma de fibra e de práticas de escovagem extensivas leva à quebra do cabelo, o que é indesejável para o consumidor. Está documentado que a tensão de rutura e o esforço das fibras de origem africana são inferiores aos de outros tipos de cabelo. A quebra prematura das fibras capilares africanas, que ocorre exclusivamente no estado seco, com extensões frequentemente inferiores a 20%, é atribuída às falhas estruturais inerentes à torção da fibra ou às falhas produzidas pelos procedimentos de aliciamento. Foi proposto que se desenvolve uma propagação interna de fissuras no interior das fibras que resulta na sua rotura. As práticas diárias de escovagem expõem as fibras capilares da cabeça a diferentes quantidades de tensão a níveis muito inferiores aos necessários para quebrar as fibras. Com o tempo, isto leva a uma acumulação de tensão e eventual falha da fibra com origem em fissuras microscópicas e falhas que se propagam no interior da fibra capilar. Para estudar esta situação, pode ser aplicada uma tensão ou deformação repetida a fibras individuais até à fratura. Nos últimos anos, tem havido um interesse crescente na utilização da análise de fadiga na indústria cosmética para estudar os efeitos das agressões e dos tratamentos na probabilidade de sobrevivência das fibras capilares. A trança é uma prática comum de cuidados de beleza em que seções de cabelo são entrelaçadas de forma apertada para obter o penteado desejado. Durante o processo, o cabelo é sujeito a uma multiplicidade de tensões de tração, flexão e torção. A torção de fibras capilares altamente elípticas, mesmo em níveis baixos de torção, produz danos cuticulares devido à compressão das escamas, que é suscetível de ocorrer como resultado da entrançadura do cabelo. Além disso, para libertar qualquer tensão de torção adicional no interior do cabelo, podem formar-se fissuras na subestrutura da fibra, o que leva a uma diminuição da resistência à fadiga do cabelo.  Para este estudo, iremos comparar os efeitos dos danos físicos e químicos na probabilidade de sobrevivência cíclica do cabelo do tipo “high curl”. Esta apresentação irá discutir a forma como a torção geométrica e os procedimentos de modelação que dobram e torcem o cabelo podem influenciar a quebra da fibra através de testes de fadiga.

10:00 - Especificidades estruturais da melanina em cabelos escuros
Gregoire Naudin, Engenheiro de Pesquisa da L'Oréal França

10:25 - Mesa Redanda 
Patricia Maia Campos, Professora Titular - Universidade de São Paulo na Universidade de São Paulo

11:00 - Encerramento



Programação dia 30/10 - Quarta-Feira, 09:00 às 11:00

09:00 - Abertura
Marina Kobayashi, Gerente de Inovação da ABIHPEC
Adelino Nakano, Líder Sênior de Projetos em Tecnologia de Coloração na L'Oréal França 

09:10
- Scalp Care: Desafios na investigação de Biopropriedades de Ingredientes Cosméticos e Oportunidades para potencializar a saúde do couro cabeludo
Adilson Marinheiro, R&I Engineer & Project Manager Hair Care na Syensqo França 
Serão abordados os desafios na investigação de biopropriedades como anti-inflamação e antioxidante em ingredientes cosméticos. E também as oportunidades relacionadas à saúde do couro cabeludo, com foco nas propriedades de materiais e métodos de avaliação.

09:35 - Microbioma do couro cabeludo: atualização e personalização
Leila Bloch, M.D., Ph.D., Diretora da Clínica Bloch e ProSkin
Nesta aula, será abordada uma atualização das últimas publicações sobre o microbioma do couro cabeludo, especificamente sobre possibilidade de uso terapêutico tanto via oral quanto tópico, na Alopecia Androgenética e Dermatite seborreica,  com tendência a personalização de tratamentos.


10:00 - Influência dos óleos de pequi e babaçu nas propriedades mecânicas dos cabelos lisos e cacheados
Letícia Kakuda, Doutoranda pela USP-Ribeirão Preto
Os cabelos, assim como a pele, estão expostos diariamente aos danos causados pelo expossoma, que inclui fatores como poluição, radiação solar, estresse e hábitos de vida. Esses fatores impactam diretamente a saúde e a aparência dos fios de cabelo, resultando em alterações na sua estrutura, resistência e penteabilidade. Considerando a diversidade de tipos de cabelo no Brasil, como lisos, ondulados e cacheados, é fundamental entender as características de cada tipo de cabelo como suporte para o desenvolvimento de formulações cosméticas mais específicas e inovadoras para a proteção e cuidados dos cabelos. Nesse contexto, considerando que a biodiversidade brasileira é rica em plantas com grande potencial para aplicação no desenvolvimento de formulações cosméticas, os óleos de pequi e babaçu, obtidos por processos sustentáveis, apresentam potencial para aplicação em formulações para os cuidados dos cabelos. Esses óleos são conhecidos por sua composição rica em ácidos graxos e antioxidantes, o que os torna ideais para nutrir e proteger os diferentes tipos de cabelos.A avaliação das propriedades mecânicas dos diferentes tipos de cabelos possibilita identificar como os óleos de babaçu e pequi influenciam na estrutura e propriedades mecânicas dos fios. Esses testes permitem observar as diferentes respostas de cabelos lisos e cacheados aos tratamentos, destacando a importância de personalizar as formulações para otimizar os resultados.  A análise dessas interações é fundamental para o desenvolvimento de produtos capilares que atendam às necessidades específicas dos consumidores, aproveitando os benefícios dos ingredientes naturais provenientes da biodiversidade brasileira.

10:25 - Mesa Redanda
Patricia Maia Campos, Professora Titular - Universidade de São Paulo na Universidade de São Paulo

11:00 - Encerramento

  • Nome do cidadão
    Marina Kobayashi
    Gerente de Inovação da ABIHPEC
    Graduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP com MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC Business School de São Paulo e especialização na área de inovação. Atuou em segmentos diversificados nas áreas de planejamento, estratégia corporativa, investimentos e gestão de projetos.Atualmente é Gerente de Inovação e é responsável pelo Planejamento Estratégico e Gestão da Inovação e Desenvolvimento Tecnológico para a Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.É responsável pela articulação de parcerias, facilitação do processo de inovação e captação de recursos para investimentos em inovação para o setor.
  • Nome do cidadão
    Adelino Nakano
    Líder Sênior de Projetos em Tecnologia de Coloração na L'Oréal França

    Bacharel em Química pela USP, Mestre em avaliação estrutural de cabelos pela Unicamp. Possui MBA em Gestão Estratégica de Inovação pela UFSCar e especialização em Dermato Cosméticos pela Universidade Vrije em Bruxelas. Atua há mais de 20 anos em pesquisa e desenvolvimento no setor cosméticos nas áreas de matérias primas, bens de consumo, avaliação de segurança e eficácia e fragrâncias. Atuou em empresas como Johnson & Johnson, EVIC Brasil, BASF, Symrise e Croda, atualmente ocupa a posição de Líder Sênior de Projetos em Tecnologia de Coloração na L'Oréal França, depois de ter sido responsável pela área no Japão. e é membro do Conselho da ABT (Associação Brasileira de Tricologia). Membro do Conselho Científico-Tecnológico da área de Inovação e Tecnologia da ABIHPEC.

     

  • Nome do cidadão
    Ronak Rughani
    Chefe de Ciência e Tecnologias Capilares da L'Oreal EUA

    Ronak Rughani, PhD, é o Vice-Presidente Assistente do grupo de Investigação Avançada na L'Oreal R&I e o Diretor da Ciência e Tecnologias do Cabelo. Tem mais de 15 anos de experiência em investigação e inovação na área da ciência capilar, liderando a caraterização biofísica e química, a investigação estrutural e funcional e o desenvolvimento de novas tecnologias para responder às necessidades dos consumidores em matéria de cuidados capilares. Lidera uma equipa de cientistas que se concentra na compreensão da estrutura única do cabelo encaracolado e no desenvolvimento de soluções inovadoras especificamente para responder às principais tensões dos consumidores de cabelo encaracolado de todas as diversidades. Até à data, registou mais de 30 patentes, foi coautor de várias publicações científicas e capítulos de livros, e contribuiu fortemente para o lançamento de produtos essenciais para melhorar a saúde do cabelo dos consumidores. Ronak, natural da Tanzânia, acredita firmemente que “A aprendizagem é um processo interminável - começa no útero e termina num túmulo”, e continua a aplicar a sua aprendizagem para inovar, educar e defender produtos saudáveis que melhoram o bem-estar e a qualidade de vida. Obteve o seu doutoramento em Química na Universidade de Delaware e liderou projetos de investigação e descoberta na Procter & Gamble antes de se juntar à L'Oreal. Ronak Rughani é o Diretor de Ciência e Tecnologias do Cabelo na L'Oreal, com mais de 15 anos de experiência em ciência do cabelo e caraterização biofísica, concentrando-se na compreensão da estrutura do cabelo encaracolado e no desenvolvimento de soluções inovadoras para resolver as principais tensões dos consumidores de cabelo encaracolado.

  • Nome do cidadão
    Rebecca Lunn
    Líder de Aplicações na Dia-Stron, Inglaterra

    Rebecca é Líder de aplicações da Dia-Stron. Ela tem 15 anos de experiência trabalhando em testes de cuidados capilares. Em sua função atual, ela é responsável por desenvolver ainda mais o conhecimento sobre aplicações de cabelo e outras fibras não capilares ba Dia-Stron, além de supervisionar seus serviços internos de testes contratados. Rebecca tem doutorado em química inorgânica aplicada pela Universidade de Cardiff. Em 2007, ela iniciou sua carreira na Croda e ocupou vários cargos durante seu tempo lá, trabalhando a maior parte do tempo na comprovação de claims capilares. Em 2016, Rebecca assumiu o cargo de especialista sênior em pesquisa capilar no centro global de cuidados capilares da Lonza antes de ingressar na Dia-Stron em 2018. Ela tem interesse em compreender a fadiga de fibras individuais, bem como em aumentar seu conhecimento sobre o uso de fibras naturais e materiais compósitos. Rebecca também é atualmente supervisora industrial de um doutorado financiado pela Dia-Stron na Universidade de Strathclyde em testes interfaciais micromecânicos na área de materiais compósitos.

  • Nome do cidadão
    Gregoire Naudin
    Engenheiro de Pesquisa da L'Oréal França
  • Nome do cidadão
    Patrícia Maia Campos
    Professora Titular - Universidade de São Paulo na Universidade de São Paulo

    É coordenadora de 6 Convênios de Cooperação Científica internacionais entre a Universidade de São Paulo (FCFRP-USP) e a Universidade de Paris Sud, a EVIC France, o Centro de Pesquisa C.E.R.I.E.S - Chanel, o Centro de Avaliação ZEBET, a SILAB Lingénierie des actifs naturels, a Universidade Lusófona. Também é consultora científica no setor público junto a Câmara Técnica de Cosméticos (CATEC-ANVISA) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária; e no setor privado. Atua na área de Farmácia, com ênfase em Tecnologia de Cosméticos, sendo líder do grupo de pesquisa: Pesquisa, desenvolvimento e avaliação de produtos cosméticos, onde tem ampla experiência em estudos de eficácia clínica por técnicas de biofísica e de análise de imagem da pele e em estudos de estabilidade de produtos cosméticos. Membro do Conselho Científico-Tecnológico da área de Inovação e Tecnologia da ABIHPEC.

  • Nome do cidadão
    Adilson Marinheiro
    R&I Engineer & Project Manager Hair Care na Syensqo França

    Bacharel em Química Tecnológica - UNICAMP. Especialista em Engenharia e Inovação – MBA USP/Uniseb. Especialização em Fisiologia Capilar e interação com matérias-primas e produtos cosméticos - TRI Princeton/USA. Pós-graduado em Polímeros e Tensoativos - UNICAMP. Técnico em Química – Escola Técnica Padre Anchieta. Atualmente é R&I Engineer & Project Manager Hair Care na Syensqo França onde também foi R&I LATAM Lab Manager na Solvay/Rhodia Brasil. Atuou como Especialista e Pesquisador de P&D em empresas como Clariant, Grupo Boticário, Natura e Coty.

  • Nome do cidadão
    Leila Bloch, M.D., Ph.D.
    Diretora da Clínica Bloch e ProSkin.

    Diretora Médica da Clinica Bloch e ProSkin. Médica Dermatologista e Cirurgiã Capilar. Doutorado (PhD) em Ciências da Saúde na área de cabelos pelo HSPE – IAMSPE. Graduada pela FMUSP, Residência Médica em Dermatologia-HC-FMUSP. Título de especialista pela SBD SBCD , ISHRS, AHRS e Eficácia Dermato–Cosmética pela Universidade de Vrije– Bruxelas. Coordenadora da Pós-Graduação em Dermatologia do Hospital Sírio Libanês (Módulo Cabelos).

  • Nome do cidadão
    Letícia Kakuda
    Doutoranda pela USP-Ribeirão Preto

    Farmacêutica e doutoranda em Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo no Núcleo de Estudos Avançados em Tecnologia de Cosméticos – NEATEC. Tem experiência na área de desenvolvimento de nanopartículas e formulações cosméticas para a pele e cabelos, bem como em estudos de avaliação da eficácia dessas formulações por meio de técnicas de biofísica e de análise de imagem e da determinação das propriedades físico mecânicas. Por fim, seu projeto atual foca no desenvolvimento e avaliação de formulações minimalistas para a pele e cabelos contendo óleos da biodiversidade brasileira. 

PÚBLICO ALVO

Profissionais da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, das áreas de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação, Novos Negócios, Meio Ambiente, Assuntos Regulatórios, Pesquisadores de ICTs, entre outras. E todos os interessados em conhecer, ou ainda, saber mais sobre o tema.

INFORMAÇÕES

  • Local

    ONLINE

  • Dia(s) e horário(s)

    DIA 29/10 às 09:00 até 11:00

  • VALOR ASSOCIADO ABIHPEC/SIPATESP

    • INSCRIÇÃO DIA 29 E 30 DE OUTUBRO Grátis
  • VALOR NÃO ASSOCIADO

    • INSCRIÇÃO DIA 29 E 30 DE OUTUBRO - R$ 600,00

programa de capacitação

PARA MAIS INFORMAÇÕES

inovacao@abihpec.org.br
+55 (11) 3185-4953
+55 (11) 3372-9865

CONECTE-SE

com a nossa rede de usuários!

Um espaço onde os usuários podem se apresentar. O objetivo da rede é facilitar a conexão e criação de parcerias.

CADASTRE-SE