INSCREVA-SE

Descrição e conteúdo do
TREINAMENTO INOVAÇÃO ABIHPEC

Você sabia que a biotecnologia é utilizada há milhares de anos,

mesmo antes desse termo ser utilizado?


Há muitos anos o homem usa os processos biotecnológicos, são os exemplos mais comuns os alimentos fermentados, tal como pães, queijo, vinho, cerveja, iogurte e vinagre. Com o passar do tempo, a expansão das sociedades promoveu o avanço tecnológico, permitindo o desenvolvimento de novas ciências, metodologias e ferramentas que, de forma sinérgica, foram fundamentais para a definição do termo biotecnologia que conhecemos atualmente. Desta forma, a biotecnologia, ciência multidisciplinar que envolve biologia, química e engenharia, foi e será crucial para o desenvolvimento da humanidade.

Por ser uma megatendência de inovação e fazer parte do que conhecemos como quarta revolução industrial, o treinamento “COSMÉTICA DO FUTURO: DESVENDANDO A BIOTECNOLOGIA” busca apresentar de forma prática as diferentes áreas da biotecnologia e como, juntas, elas potencializam a inovação nas sociedades modernas, promovendo desenvolvimentos cada vez mais sustentáveis, verdes e menos dependentes de recursos não-renováveis. Vamos abordar como a biotecnologia tem respondido aos desafios globais, velocidade e custo dos desenvolvimentos biotecnológicos e seus impactos na nossa vida, tendências futuras, regulamentações legais e as profissões do futuro relacionadas à temática.

Além disso, vamos avaliar como as inovações tecnológicas irão impulsionar ainda mais os desenvolvimentos biotecnológicos em outros segmentos como, por exemplo, a robótica e bioinformática, garantindo processos mais precisos, ágeis, escalonáveis e com menores custos de produção, possibilitando cada vez mais o uso da biotecnologia, em especial no segmento de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Como o setor está se preparando para esta revolução? O que já temos disponíveis no mercado oriundo da biotecnologia? Quais são as tecnologias que são oportunidades em inovação e desenvolvimento para a indústria de HPPC? Estas serão apenas algumas das perguntas que queremos responder com este treinamento. E, para finalizar, teremos uma visita guiada a laboratórios especializados em trabalhos na área para ver na prática a aplicação da ciência em sua forma mais básica, antes de produzirmos comercialmente um ativo, por exemplo.

Coordenação técnica: Antonio Carlos de Oliveira Machado e Luciana Galvão.

PARTICIPE do Treinamento INÉDITO

AULAS SEMANAIS de 01 de abril a 13 de junho. 

10 encontros virtuais e 1 encontro presencial com VISITA TÉCNICA aos laboratórios do Instituo Senai de Biotecnologia.

CONFIRA adiante a programação completa!

 

 

Programação dia 01/04 - Segunda-Feira, 10:00 às 11:00

10:00 - Abertura
João Carlos Basilio, Presidente Executivo da ABIHPEC

10:05 A importância da biotecnologia na sociedade moderna, seus impactos em diferentes áreas, definições e exemplos práticos de aplicação. Panorama geral de todo o treinamento.
Antônio Carlos de Oliveira Machado, Especialista em Biotecnologia - Natura Cosméticos.
A palestra irá abordar de forma transversal a importância da biotecnologia na sociedade moderna, em especial na qualidade de vida, bem como os impactos que esta inovação tem gerado em diferentes áreas. Além disso, serão avaliados os principais aspectos relacionados aos processos de produção biotecnológicos bem como seus impactos na sustentabilidade do planeta.Serão abordadas, também, algumas definições básicas referentes ao termo biotecnologia que servirão de base para o entendimento das aulas que serão ministradas posteriormente. Passaremos pelos tópicos que serão abordados em todo o treinamento e daremos exemplos de aplicação da biotecnologia nos mais diferentes segmentos industriais e, para finalizar, vamos conversar um pouco sobre o que esperar do treinamento completo.

 

10:45 - Mesa redonda
Luciana Galvão, Coordenadora de Relacionamento com a Indústria da Escola Senai "Dr. Celso Charuri"



Programação dia 08/04 - Segunda-Feira, 10:00 às 11:00


10:00   Cell Factories: Uso de engenharia metabólica na indústria de biotecnologia
Ana Paula Jacobus, Especialista em Tecnologia - Instituto Senai de Inovação em Biotecnologia
O conceito de "cell factories" refere-se à engenharia genética e biotecnologia aplicadas para projetar organismos vivos, geralmente microrganismos como bactérias, leveduras ou células vegetais, para produzir compostos específicos de interesse industrial, farmacêutico, agrícola ou ambiental. Essas células são usadas como "fábricas" para a produção eficiente e rentável de produtos químicos, proteínas, biocombustíveis ou outros materiais.O objetivo principal das cell factories é maximizar a produção de um produto desejado enquanto minimizam os custos e os impactos ambientais associados. Para tanto, as células são geneticamente manipuladas, por meio de técnicas como engenharia metabólica e biologia sintética. Isso envolve modificar as vias metabólicas naturais das células, adicionar novos genes para codificar enzimas específicas ou eliminar genes indesejados que possam competir com a produção desejada. As cell factories oferecem várias vantagens sobre os métodos tradicionais de produção, incluindo uma maior eficiência de produção, menor consumo de recursos, redução de resíduos e a capacidade de produzir compostos difíceis ou impossíveis de sintetizar de outra forma. Além disso, podem se adaptar rapidamente para produzir novos produtos conforme as necessidades do mercado, conferindo-lhes uma grande versatilidade em uma ampla gama de aplicações industriais. No entanto, também apresentam desafios regulatórios e éticos, especialmente em relação à segurança e ao impacto ambiental dos organismos geneticamente modificados.

10:45 - Mesa redonda
Luciana Galvão, Coordenadora de Relacionamento com a Indústria da Escola Senai "Dr. Celso Charuri"


Programação dia  15/04 - Segunda-Feira, 10:00 às 11:00

10:00   Bioinformática
Tiago Delforno - Especialista em Tecnologia do Instituto Senai de Inovação em Biotecnologia
Os microrganismos podem ter um impacto significativo na qualidade e segurança dos produtos cosméticos. Através da bioinformática, podemos realizar análises de identificação da diversidade microbiana em amostras cosméticas, determinando assim a presença de patógenos e outros contaminantes potenciais. Além disso, será abordado como as técnicas de bioinformática são empregadas na vigilância de qualidade e na garantia da segurança dos produtos cosméticos, destacando a importância da integração da tecnologia para o desenvolvimento de estratégias eficazes.


10:45 - Mesa redonda
Luciana Galvão, Coordenadora de Relacionamento com a Indústria da Escola Senai "Dr. Celso Charuri"


Programação dia  22/04 - Segunda-Feira, 10:00 às 11:00

10:00   Bioinformática
Carlos Gonçalves - Especialista em Bioinformática do Instituto Senai de Inovação de Biossintéticos e Fibras
Em um mundo em que os dados governam o que assistimos nos aplicativos de streaming, o conteúdo que consumimos nas redes sociais e as estratégias de negócios dos mais diversos setores, a biotecnologia não pode ficar de fora. E dados não faltam: as tecnologias de sequenciamento genético ficam cada vez mais precisas e baratas, o que tem levado ao rápido acúmulo de grandes volumes de dados biológicos públicos. E para além dos repositórios públicos, o investimento na geração de novos dados é algo cada vez mais acessível e presente na rotina de quem opera na fronteira da inovação. Dentro da biotecnologia, a ciência capaz de desvendar o significado por trás de todos esses terabases de informação é a bioinformática, que reúne as ciências biológicas e computacionais para permitir o desenvolvimento e a aplicação de diferentes ferramentas e metodologias para o estudo e interpretação de dados biológicos. Nesta palestra, serão abordados alguns dos conceitos fundamentais da bioinformática e veremos suas principais aplicações na indústria – do controle de qualidade ao desenvolvimento de novos produtos!


10:45 - Mesa redonda
Luciana Galvão, Coordenadora de Relacionamento com a Indústria da Escola Senai "Dr. Celso Charuri"



Programação dia  29/04 - Segunda-Feira, 10:00 às 11:00


10:00 - Biologia Sintética e Molecular
Ana Paula Jacobus, Especialista em Tecnologia - Instituto Senai de Inovação em Biotecnologia
A biologia sintética é uma área interdisciplinar que combina princípios da biologia, engenharia, computação e outras ciências para projetar e construir novos sistemas biológicos ou modificar sistemas existentes para aplicações específicas. Na biotecnologia e na produção de cosméticos e produtos de higiene, a biologia sintética desempenha um papel crucial na criação de ingredientes mais eficazes, sustentáveis e personalizados. Dentro destas aplicações podemos destacar i)Desenvolvimento de Ingredientes Sustentáveis onde a biologia sintética pode ser usada para projetar microrganismos que produzem ingredientes-chave de forma mais eficiente e sustentável em comparação com métodos tradicionais; ii)Produção de Ingredientes Personalizados que permite a produção de ingredientes personalizados para atender às necessidades específicas dos consumidores; iii)Inovação em Formulações que pode ser exemplificado usando a biologia sintética também  para modificar a estrutura molecular de ingredientes existentes, melhorando sua eficácia ou tornando-os mais estáveis. Isso pode levar a formulações de produtos de higiene e cosméticos com melhor desempenho ou propriedades aprimoradas; iv) Redução do Uso de Ingredientes Químicos que pode reduzir a dependência de ingredientes químicos sintéticos em produtos de cuidados pessoais, o que pode ser benéfico tanto para os consumidores quanto para o meio ambiente. Entretanto é importante destacar que a biologia sintética também apresenta desafios, especialmente no que diz respeito à segurança e regulamentação. A manipulação genética de micro-organismos requer cuidados rigorosos para garantir que os produtos sejam seguros para uso humano e para o meio ambiente.

10:45 - Mesa redonda
Luciana Galvão, Coordenadora de Relacionamento com a Indústria da Escola Senai "Dr. Celso Charuri"


Programação dia 06/05 - Segunda-Feira, 10:00 às 11:00


10:00 -
Biologia sintética
Aline Silva Romão Dumaresq, Especialista em Engenharia Metabólica - Braskem.
A palestra irá abordar como a biologia sintética pode ser usada como uma tecnologia capacitadora para inovação em diferentes setores. Alguns conceitos de base serão relembrados e reforçados. Exemplos de aplicação da biologia sintética em produtos já em escala industrial serão discutidos. Exemplos do uso da biologia sintética em fase de pesquisa serão apresentados. Por fim, será apresentado o potencial para o futuro no desenvolvimento de produtos.

10:45 - Mesa redonda
Luciana Galvão, Coordenadora de Relacionamento com a Indústria da Escola Senai "Dr. Celso Charuri"



Programação dia 13/05 - Segunda-Feira, 10:00 às 11:00

10:00 - Bioprocessos para produção de ingredientes – conceitos gerais.

Haroldo Yukio Kawaguti, Instrutor de Formação Profissional III - Escola Senai "Dr. Celso Charuri"
A biotecnologia é caracterizada por ser uma área multidisciplinar, possuindo inúmeros campos de atuação, com aplicações em diversos setores da economia. Os variados produtos, também designados bioprodutos, obtidos a partir dos processos de base biotecnológica a partir dos bioprocessos podem ser utilizados por diferentes setores industriais, como na indústria alimentícia, farmacêutica, química, bem como nas áreas de saúde, cosmética, agricultura e bioenergia. Os bioprocessos compreendem os processos fermentativos nos quais as células microbianas são os principais agentes de degradação ou síntese com a finalidade de obtenção dos mais variados bioprodutos com aplicação em diversas áreas. Os principais bioprodutos obtidos por fermentação de microrganismos podem ser agrupados de acordo com o seu uso, em produtos da indústria farmacêutica (antibióticos, hormônios, vacinas, vitaminas, proteínas terapêuticas), da indústria de alimentos (aminoácidos, aromas, enzimas, polissacarídeos e oligossacarídeos) e da indústria química (álcool e cetonas, ácidos orgânicos, inoculantes agrícolas, inseticidas, pigmentos, poliésteres, surfactantes). O bioprocesso é a essência ou o ponto central da biotecnologia, uma área que associa o microrganismo e seus nutrientes visando a produção de compostos bioativos de interesse industrial, que podem ser vinculados a produtos de origem renovável. As fases envolvidas no bioprocesso são a preparação das matérias-primas ou meios de cultivo para o recebimento e desenvolvimento do microrganismo; a produção do bioproduto em biorreatores e; posteriormente, a recuperação, a purificação e o processamento do bioproduto.

10:45 - Mesa redonda
Luciana Galvão, Coordenadora de Relacionamento com a Indústria da Escola Senai "Dr. Celso Charuri"



Programação dia 20/05 - Segunda-Feira, 10:00 às 11:00


10:00 - Processos fermentativos
Juliano Feliz Thoms, Engenheiro Consultor - Agap2 Suíça.
Processos fermentativos são métodos utilizados pela indústria de biotecnologia para a produção de substâncias de valor comercial através do controle do metabolismo de micro-organismos, como leveduras e bactérias, ou células geneticamente modificadas. Amplamente utilizados pelas indústrias de cosméticos, alimentícias, farmacêuticas, e químicas, esse tipo de processo destaca-se pela sustentabilidade, eficiência e possibilidade de geração de moléculas de alto valor agregado utilizando matérias primas renováveis. Nesta palestra vamos conversar sobre a história dos processos fermentativos, como eles funcionam, como estão mudando o mundo, e como a indústria de cosméticos está sendo impactada pela biotecnologia - cada dia mais avançada e disseminada.



10:45 - Mesa redonda
Luciana Galvão, Coordenadora de Relacionamento com a Indústria da Escola Senai "Dr. Celso Charuri"


Programação dia 27/05 - Segunda-Feira, 10:00 às 11:00

10:00 - Microbiota da Pele: Conceitos e Aplicações em Cosméticos   
Bettina Gruber, Pesquisadora Especialista em Cuidados Faciais no Grupo Boticário
Na palestra será abordado o conceito de microbiota e como ela está distribuída no corpo humano, sua biodiversidade, complexidade e como ela influencia diretamente nos parâmetros da pele como hidratação, oleosidade e outros. Em seguida, serão trazidos conceitos de ingredientes pré, pós e probióticos, além de pontos importantes para desenvolver formulações cada vez mais adequadas à microbiota cutânea. Por fim, será apresentada uma visão do mercado global para lançamento de produtos voltados à microbiota e suas principais tendências para o futuro. 


10:45 - Mesa redonda
Luciana Galvão, Coordenadora de Relacionamento com a Indústria da Escola Senai "Dr. Celso Charuri"


Programação dia 03/06 - Segunda-Feira, 10:00 às 11:00

10:00 - Acesso ao Patrimônio Genético, Biotecnologia e Patentes.
Luiz Ricardo Marinello, Sócio - Marinello Advogados

A P&D contendo biotecnologia reserva diversas nuances, que se tornam mais complexas, quando há a soma das regras de acesso ao patrimônio genético e a proteção por direitos de propriedade industrial. As patentes, em especial, possuem requisitos mínimos que devem ser observados frente à utilização de formulações contendo patrimônio genético do Brasil. O que é mais vantajoso estrategicamente, nesta situação, revelar o conteúdo das formulações, depositando as patentes, ou manter a confidencialidade, através do sigilo industrial? Estes e outros aspectos serão debatidos em nossa conversa.

10:45 - Mesa redonda
Luciana Galvão, Coordenadora de Relacionamento com a Indústria da Escola Senai "Dr. Celso Charuri"



Programação dia 13/06 - Quinta-Feira, 09:00 às 12:00 - Encerramento - Aula Presencial, Local: Instituto Senai de Inovovação e Biotecnologia

10:00 - O futuro da biotecnologia, o mercado de trabalho e perspectivas. Visita Técnica guiada aos laboratórios do Instituto Senai Biotecnologia.
Antônio Carlos de Oliveira Machado, Especialista em Biotecnologia - Natura Cosméticos.
Nesta palestra vamos conversar sobre o futuro da biotecnologia nos mais diferentes segmentos da sociedade e o que esperar dos desenvolvimentos futuros. Como as rápidas inovações no segmento tem impactado os desenvolvimentos e quais as principais barreiras quando falamos de biotecnologia, em especial no Brasil. Vamos falar, também, um pouco sobre o mercado de trabalho para os profissionais de biotecnologia e para finalizar visitaremos as instalações do SENAI Biotecnologia para vermos na prática alguns dos tópicos que serão apresentados neste treinamento.

10:45 - Mesa redonda
Luciana Galvão, Coordenadora de Relacionamento com a Indústria da Escola Senai "Dr. Celso Charuri"


Palestrantes

  • Nome do cidadão
    João Carlos Basilio
    Presidente Executivo da ABIHPEC

    Atua no setor de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) desde a década de 70 - foi neste período que se tornou sócio-diretor da Perfumaria Rastro Ltda. Hoje o executivo acumula os cargos de Presidente Executivo da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), função assumida em 1995, do SIPATESP (Sindicato da Indústria de Perfumaria e Artigos de Toucador no Estado de São Paulo), assumido em 1989;  além de ser Conselheiro do Conselho Superior de Meio Ambiente (COSEMA/FIESP) e do Conselho Superior de Inovação e Competitividade (CONIC/FIESP) é ainda Diretor Titular da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), 1º vice-presidente do Conselho de Associações da Indústria Cosmética Latino-Americana (CASIC); Entre outros o executivo participa também do Conselho da Associação de Comércio Exterior do Brasil; do Comitê Gestor do SP Export (programa de incentivo às exportações da Investe SP) e do Conselho do IDEA/Brasil.  

  • Nome do cidadão
    Antonio Carlos Machado
    Especialista em Biotecnologia da Natura

    Engenheiro químico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com Doutorado em ciências da Engenharia Química pelo programa de Engenharia Química da COPPE localizado na mesma universidade. Possui mais de 14 anos de experiência na área de biotecnologia atuando desde a concepção de novos projetos até o escalonamento e downstream de novas rotas biotecnológicas. Foi pesquisador, consultor, gerente e também atuou no Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos como coordenador da área transformação química, além de ser responsável pelos projetos de fermentação na área de biotecnologia sempre visando o desenvolvimento de novos ingredientes para formulações cosméticas através de processos fermentativos em conjunto com técnicas de intensificação de processos. Membro do Conselho Científico-Tecnológico da área de Inovação e Tecnologia da ABIHPEC.

  • Nome do cidadão
    Ana Paula Jacobus
    Especialista em Tecnologia - Instituto Senai de Inovação em Biotecnologia

    Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) , Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), Pós Doutorado em Fisiologia Endócrina/Reprodução e Genética Molecular na University of Pittsburgh (US) (2011-2013) e um segundo pós-doutorado em Genômica pela ESALQ/USP(2014-2016). Foi Docente no Centro Universitário Metodista (2005-2014) e Professora Contratada na USP (2016-2018) E UNESP (2017-2019). Atualmente é Lider de Grupo de Pesquisa em Engenharia Genética e Produção de Biomoléculas no Instituto Senai de Inovação em Biotecnologia/SP.

  • Nome do cidadão
    Tiago Delforno
    Especialista em Tecnologia - Instituto Senai de Inovação em Biotecnologia

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas (2008), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2011), doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2014) e pós-doutorado pelo Institut national de recherche en sciences et technologies pour lenvironnement et lagriculture (IRSTEA, Antony, França) e pela Divisão de Recursos Microbianos do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA/UNICAMP). Foi pós-doutorando na UFSCar-Sorocaba no laboratório de microbiologia ambiental. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase na biodegradação de compostos recalcitrantes, remoção de nutrientes, reatores anaeróbios, ecologia microbiana (gene rRNA 16S, metagenômica e metatranscriptômica), bioinformática e biodigestão anaeróbia com foco no aproveitamento energético de resíduos. Atualmente, trabalha como Especialista em Tecnologia no Instituto Senai de Inovação em Biotecnologia.

  • Nome do cidadão
    Carlos Alberto Xavier Gonçalves
    Pesquisador Consultor em Bioinformática do SENAI CETIQT

    É bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), além de mestre e doutor em Bioinformática, também pela UFMG (2016 e 2021, respectivamente). Atualmente é consultor pesquisador em Bioinformática no Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras do SENAI CETIQT. Atua na concepção, gestão e execução de projetos em serviços nas competências de sequenciamento, bioinformática e biologia sintética.

  • Nome do cidadão
    Aline Silva Romão Dumaresq
    Especialista em Engenharia Metabólica da Braskem

    Aline S. Romão Dumaresq é Especialista em Engenharia Metabólica do time de Inovação,  Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável da Braskem, onde trabalha no desenvolvimento de microrganismos para a produção de químicos renováveis. Atua há 20 anos em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de genética de microrganismos, biologia sintética e engenharia metabólica, tendo publicado diversos artigos na área, coorientado alunos de pós-graduação e contribuído como inventora de patentes. Além disso, é membro do comitê de assuntos regulatórios da Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI). Aline possui Licenciatura e Bacharelado em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (ESALQ-USP), com área de concentração em Biotecnologia. Concluiu seu Doutorado Direto na área de Genética, também pela ESALQ-USP. Cursou um ano do Doutorado Direto na Inglaterra, na Universidade de Exeter. Foi bolsista de pós-doutorado PNPD/CAPES no Instituto Oswaldo Cruz-FIOCRUZ, foi Pesquisadora na divisão de Tecnologias Renováveis da Braskem e atuou na implementação dos laboratórios e equipe de Biotecnologia do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras, do SENAI CETIQT, onde era coordenadora de Biotecnologia.

  • Nome do cidadão
    Haroldo Yukio Kawaguti
    Instrutor de Formação Profissional III na Escola Senai "Dr. Celso Charuri"

    Engenheiro de Alimentos, mestre, doutor e pós-doutor pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui mais de 20 anos de experiência acadêmica e industrial na área de Biotecnologia com ênfase em Bioprocessos, Microbiologia Industrial e Bioquímica de Alimentos. Atuação no emprego de microrganismos em fermentação submersa e em estado sólido; otimização de processos utilizando “Design of Experiments (DOE)”; produção, purificação, caracterização e aplicação de enzimas microbianas de interesse industrial; "upstream", "scale-up" e "downstream" de bioprocessos; e uso de biorreatores. Possui uma produção de mais de 100 publicações entre artigos em periódicos nacionais e internacionais, capítulos de livro, trabalhos em congressos e patente.

  • Nome do cidadão
    Juliano Feliz Thoms
    Engenheiro consultor na Agap2 Suiça

    Juliano Thoms, Engenheiro de Bioprocessos pela UFPR, atuou como Engenheiro de Processos na Amyris, onde trabalhou de setembro de 2020 a dezembro de 2023, desenvolvendo e otimizando processos fermentativos para a produção de ingredientes sustentáveis, e atuando como líder técnico de projeto para o produto RebM. Atualmente, é Consultor na Agap2 Suíça, especializando-se na otimização de processos e transferência de tecnologia em Life Sciences.

  • Nome do cidadão
    Bettina Gruber
    Pesquisadora Especialista em Cuidados Faciais - Grupo Boticário

    Farmacêutica, com especialização em Marketing e mestrado em Ciências Farmacêuticas. Possui mais de 10 anos de experiência em Desenvolvimento de Produtos para cuidados faciais no Grupo Boticário, lançando produtos para marcas como Botik, Eudora, Skin Q. e Vult. 

  • Nome do cidadão
    Luiz Marinello
    Sócio de Marinello Advogados

    Sócio de Marinello Advogados, mestre em Direito pela PUC/SP (com a dissertação: aspectos legais da relação universidade/empresa), professor da ESA/SP, INSPER e FASIG em Propriedade Intelectual, coordenador da Comissão de Estudos de Indicações Geográficas da ABPI – Associação Brasileira da Propriedade Intelectual, Coordenador da Coluna Direito & Inovação da Revista da Associação Paulista da Propriedade Intelectual, responsável legal pelo Guia de Boas Práticas Jurídicas da Rede Inova (compêndio de 02 anos com 33 NITs e atores da inovação do Estado de São Paulo), ex Gerente Jurídico de apoio à Inovação da Natura S.A., obras e artigos publicados. Membro do Conselho Científico-Tecnológico da área de Inovação e Tecnologia da ABIHPEC.

  • Nome do cidadão
    Luciana dos Santos Galvão
    Coordenadora de Relacionamento com a Indústria do Senai Dr. Celso Charuri

    Luciana Galvão é Doutora em Ciências pela Poli-USP, Mestre em Processos Industriais, foi pesquisadora e gerente de negócios no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, onde atuou em projetos de PD&I nas áreas de química, biotecnologia e engenharia de materiais durante quinze anos. Atualmente é Coordenadora de Relacionamento com a Indústria do Senai Dr. Celso Charuri.

PÚBLICO ALVO

Profissionais da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, das áreas de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação, Novos Negócios, Assuntos Regulatórios, Pesquisadores de ICTs, entre outras. E todos os interessados em conhecer, ou ainda, saber mais sobre o tema.

INFORMAÇÕES

  • Local

    Online

  • Dia(s) e horário(s)

    DIA 29/04 às 10:00 até 11:00

  • VALOR ASSOCIADO ABIHPEC/SIPATESP

    • INSCRIÇÃO DIA 1 DE ABRIL A 13 DE JUNHO Grátis
  • VALOR NÃO ASSOCIADO

    • INSCRIÇÃO DIA 1 DE ABRIL A 13 DE JUNHO - R$ 1.200,00

programa de capacitação

PARA MAIS INFORMAÇÕES

inovacao@abihpec.org.br
+55 (11) 3372-9877
+55 (11) 3372-9865

CONECTE-SE

com a nossa rede de usuários!

Um espaço onde os usuários podem se apresentar. O objetivo da rede é facilitar a conexão e criação de parcerias.

CADASTRE-SE