Treinamento de Biotecnologia destaca avanços no campo das "cell factories"

As inscrições para o programa de capacitação voltado às aplicações da biotecnologia no setor de HPPC seguem abertas.

No segundo dia do Treinamento de Biotecnologia, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), por meio da área de Inovação e Tecnologia, em parceria com o Instituto Senai de Inovação em Biotecnologia, foi abordado o uso de engenharia metabólica na indústria de biotecnologia, com foco especial nas chamadas "cell factories".

A aula foi ministrada pela Dra. Ana Paula Jacobus, especialista do Instituto Senai de Inovação, em Biotecnologia que trouxe os mais recentes avanços e estratégias no campo das "cell factories". Este conceito refere-se à engenharia genética e biotecnologia aplicadas para projetar organismos vivos, geralmente microrganismos como bactérias, leveduras ou células vegetais, para produzir compostos específicos de interesse industrial, farmacêutico, agrícola ou ambiental.

Durante sua apresentação, a Dra. Jacobus destacou os fundamentos da biotecnologia e sua evolução ao longo dos anos, e os conceitos biológicos fundamentais para a produção por células. Ela também enfatizou a importância da engenharia metabólica e da biologia sintética, técnicas essenciais para a manipulação genética das células visando maximizar a produção de biomoléculas de alto valor.

Ela ressaltou que o objetivo principal das “cell factories" é maximizar a produção de um produto desejado enquanto minimiza os custos e os impactos ambientais associados. Isso é alcançado por meio da manipulação genética das células, por meio de técnicas como engenharia metabólica e biologia sintética.  

As “cell factories’’ oferecem vantagens sobre os métodos tradicionais de produção, incluindo uma maior eficiência de produção, menor consumo de recursos, redução de resíduos e a capacidade de produzir compostos difíceis ou impossíveis de sintetizar de outra forma. Além disso, podem se adaptar rapidamente para produzir novos produtos conforme as necessidades do mercado, além de uma ampla gama de aplicações industriais.

A aula também destacou os desafios regulatórios e éticos associados às “cell factories”, especialmente em relação à segurança e ao impacto ambiental dos organismos geneticamente modificados. Esses desafios ressaltam a necessidade contínua de um diálogo aberto e colaborativo entre a comunidade científica, a indústria e os reguladores para garantir que essas tecnologias sejam desenvolvidas e utilizadas de forma responsável.

O Treinamento de Biotecnologia ocorre semanalmente até o dia 13 de junho. As inscrições ainda seguem abertas e podem ser realizadas no Portal INOVAÇÃO ABIHPEC.


Fonte: ABIHPEC
VOLTAR

CONECTE-SE

com a nossa rede de usuários!

Um espaço onde os usuários podem se apresentar. O objetivo da rede é facilitar a conexão e criação de parcerias.

CADASTRE-SE